Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Palestinos pedem que Israel 'aproveite oportunidade' do Quarteto

Grupo propôs nova agenda para retomada das negociações de paz no Oriente Médio

estadão.com.br

NOVA YORK - As lideranças palestinas pediram que Israel aproveite a oferta feita pelo Quarteto para o Oriente Médio nesta sexta-feira, 23, e retome as negociações de paz, informa a agência de notícias AFP. Os israelenses afirmaram que estão avaliando o programa do grupo, composto por Estados Unidos, União Europeia, Rússia e Organização das Nações Unidas (ONU).
Representantes dos membros do Quarteto dão coletiva após reunião - Seth Wenig/AP
Seth Wenig/AP
Representantes dos membros do Quarteto dão coletiva após reunião
"Estamos preparados para assumir nossas responsabilidades em virtude da proposta e do direito internacional", disse Saeb Erekat, principal negociador palestino para o processo de paz com os israelenses. "Esperamos que Israel aproveite a oportunidade", concluiu. Quase paralelamente, um alto oficial israelense admitiu que as autoridades de seu país "estão estudando a declaração do Quarteto".
O comunicado divulgado pelo grupo pede a apresentação de propostas compreensivas de ambos os lados em três meses para discutir as questões do território e da segurança da região. O Quarteto pede ainda "progressos substanciais" nessas reuniões dentro de seis meses.
A meta seria chegar a um acordo de paz antes do fim de 2012, indica a nota, elaborada depois da reunião entre o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, o ministro de Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e a chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton.
Os prazos são estabelecidos no mesmo dia em que o presidente da Autoridade Palestina (AP), Mahmoud Abbas, apresentou à Assembleia-Geral da ONU sua proposta de reconhecimento do Estado palestino. Também nesta sexta, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, rejeitou a iniciativa palestina e advogou pela volta das negociações.
As negociações estão paralisadas desde setembro de 2010 e todos os esforços da comunidade internacional para impulsioná-las novamente foram em vão. Os palestinos pedem o fim da expansão dos assentamentos israelenses, enquanto Israel quer que a AP atenda a uma série de condições antes de voltar a dialogar.
Pesquisado no site do: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”