Guerrilheiro Virtual

sábado, 22 de outubro de 2011

Clinton aumenta pressão sobre o Paquistão e ameaça com acção unilateral

 
A Administração norte-americana intensificou hoje a pressão sobre o Paquistão para que combata mais intensamente os radicais islâmicos que têm desestabilizado o Afeganistão.
 
As palavras de Hillary Clinton são duras: os extremistas têm operado no Paquistão e a partir do Paquistão há demasiado tempo.

É a segunda vez em dois dias que a Secretária de Estado norte-americana insta Islamabad a esforçar-se mais no combate ao grupo Haqqani, radicado na turbulenta região tribal do Paquistão, acusado de desenvolver ataques no Paquistão e no Afeganistão.

Hillary Clinton liderou uma comitiva de peso que incluía David Petraeus, agora director da CIA, e o general Martin Dempsey, que ontem se reuniu com oficiais paquistaneses e que já hoje reuniu com o Presidente e o ministro dos Negócios Estrangeiros do país.

«Devemos concordar que há muito que os extremistas têm conseguido operar aqui no Paquistão e a partir de terreno do Paquistão. Ninguém que tenha como alvo civis inocentes – sejam paquistaneses, afegãos, americanos ou quem quer que seja – deve ser tolerado ou protegido», disse Clinton.

A norte-americana acredita que Islamabad «tem um papel determinante no apoio à reconciliação no Afeganistão e ao fim do conflito» e alerta que se o Paquistão continuar a fechar os olhos àquele grupo ligado à Al-Qaeda, os Estados Unidos poderão agir unilateralmente.

Os Estados Unidos já tinham acusado a ISI, agência de espiões militares paquistaneses, de apoiarem o Haqqani, alegação que Islamabad desmentiu, mas já ontem Clinton tinha dito na capital do Afeganistão que os que permitirem a manutenção de bastiões terroristas pagarão «um preço muito elevado».

Clinton admite que combater terroristas «a partir do outro lado da fronteira não vai funcionar» e dá um exemplo da relevância que tem o Paquistão combater os terroristas aí sedeados: «Não se pode manter serpentes no jardim e esperar que elas ataquem apenas os vizinhos».

AP/SOL

Pesquisado do Blog SOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”