Guerrilheiro Virtual

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Rússia denuncia novas bases dos EUA na Ásia Central

O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, criticou nesta quinta-feira (17) o anúncio pelo governo dos Estados Unidos da criação de bases "antiterroristas" do país na Ásia Central.

"É contraditório associar a anunciada retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão para 2014 e o fim das operações antiterroristas, por um lado, com a formação de novas bases pelo outro", declarou Lavrov.

"Entraremos em contato com as autoridades americanas para conhecermos mais detalhes, ainda que pelo momento há mais perguntas que respostas", destacou.

"Recebemos constantemente informações que os Estados Unidos desejam ampliar sua presença militar nas nações da Ásia Central", afirmou.

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, anunciou no final de outubro que a redação de um acordo sobre associação estratégica com Afeganistão já estava 90% concluído, faltando apenas um elemento essencial: a segurança.

Ao mesmo tempo, o Pentágono poderia apresentar entraves para deixar uma base criada no aeroporto de Manas, no Quirguistão, onde criou uma base militar, que depois renomeou de "Centro de Trânsito", embora realize as mesmas funções que uma base militar "clássica" americana.

O novo regime quirguistanês transpareceu que desejava recuperar o caráter civil para a instalação aérea de Manas, uma vez cumprido o presente contrato, em 2014, mas tem protelado uma ação mais decisiva no caso.

Com agências

Do Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”