Guerrilheiro Virtual

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Demóstenes é afastado do MP goiano por 60 dias

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) decidiu ontem, por unanimidade, instaurar um processo administrativo disciplinar (PAD) para apurar a conduta do procurador de Justiça do Ministério Público de Goiás e ex-senador Demóstenes Torres. Esse é o primeiro passo para a perda do cargo. O mandato de senador foi cassado em 11 de julho por ter se colocado a serviço da organização criminosa comandada pelo bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

Os conselheiros, com base no voto do corregedor nacional do Ministério Público, Jeferson Coelho, também determinaram o afastamento cautelar de Demóstenes por 60 dias, prorrogáveis por igual período, e trouxeram para análise do conselho o procedimento disciplinar que estava em curso em Goiás.

Mesmo afastado, o ex-senador continuará recebendo o salário de R$ 24,2 mil. O procedimento instaurado em Goiás será juntado (avocado) ao processo administrativo. Demóstenes já estava afastado das funções desde 10 de outubro. "É um afastamento que foi posterior à nossa notificação para esta sessão. Ele foi intimado para participar deste julgamento no dia 4 de outubro e só foi afastado no dia 10", justificou Jeferson Coelho.

No voto proferido ontem, Coelho sugeriu a expulsão de Demóstenes. O grande debate se dá, no entanto, em relação à vitaliciedade do cargo. O corregedor nacional do Ministério Público explicou que a Constituição de 1988 tornou vitalício todos os membros do órgão. Quem já fazia parte da instituição poderia optar pelo modelo anterior. Nesse caso, perderia a vitaliciedade. No entanto, poderia advogar, se filiar a partidos políticos e concorrer a cargos eletivos sem a necessidade de pedir exoneração do MP. Foi justamente essa a opção feita por Demóstenes Torres.

"Há uma discussão sobre a vitaliciedade do senador Demóstenes, que vai ser objeto de uma análise jurídica. Se o entendimento for no sentido de que ele não é vitalício, o próprio conselho tem autonomia para julgar a perda do cargo. Se o entendimento for que ele é vitalício, pode culminar com a proposta de ajuizamento da ação de perda de cargo. Nesse último caso, ele só poderia ser demitido por uma decisão judicial", esclareceu Coelho.

Além da perda do cargo, que é a maior punição prevista na legislação, o CNMP pode apenas adverti-lo ou aposentá-lo compulsoriamente.

Visivelmente irritado e falando alto, o advogado de Demóstenes Torres, Neilton Cruvinel Filho, usou os 15 minutos a que tinha direito durante a sustentação oral para atacar o CNMP e a imprensa. Em nenhum momento, fez a defesa do seu cliente. Afirmou que "a imprensa só quer sangue" e que "o CNMP não respeitou o devido processo legal".

Pedido de desculpas

O ex-parlamentar foi cassado após acusações de envolvimento com o grupo do bicheiro Carlinhos Cachoeira. As denúncias surgiram em março. Durante o período em que tentou se defender das acusações, o ex-parlamentar chegou a pedir desculpas a cada um de seus colegas e disse ser vítima de um processo de difamação causado pelo vazamento de conversas gravadas pela Polícia Federal durante as operações Vegas e Monte Carlo. Os argumentos não convenceram nem a opinião pública nem os senadores.

Demóstenes ficou inelegível por oito anos, contados a partir do fim do mandato para o qual foi eleito. Dessa maneira, só poderá concorrer a um cargo político em 2027. No lugar dele, assumiu o suplente Wilder Pedro de Morais, que era secretário de Infraestrutura do governo de Goiás.

Nas interceptações telefônicas, Demóstenes alerta Cachoeira sobre operações do Ministério Público e da Polícia Federal, orientava o amigo sobre projetos de lei que dificultariam a vida do contraventor e deixava evidente que era o braço político da quadrilha. Na sessão de ontem, Jeferson Coelho leu alguns dos diálogos travados entre o bicheiro e o ex-senador.

Memória

As denúncias da Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal, levaram o Conselho Nacional do Ministério Público a decidir, no ano passado, pela demissão do ex-chefe do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) Leonardo Bandarra (foto) e da promotora de Justiça Débora Guerner. Ele foi acusado de vazar informações sigilosas, concussão (quando um agente público usa o cargo para obter vantagem) e de extorquir dinheiro do então governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda. No entanto, Bandarra e Guerner só podem ser expulsos definitivamente do Ministério Público após decisão judicial. A expectativa é que a briga na Justiça dure, pelo menos, uma década.

Diferentemente do caso de Demóstenes Torres, Bandarra e Débora Guerner tinham cargos vitalícios por terem ingressado na instituição após 1988. Por isso, o CNMP não tem autonomia para expulsá-los sem uma decisão da Justiça.

Atualmente, Bandarra e Guerner respondem a quatro ações penais por suposto envolvimento em casos de corrupção apontados a partir da Operação Caixa de Pandora, além de ação civil pública para perda do cargo. A Operação Caixa de Pandora, que apurou esquema de corrupção no Governo do Distrito Federal, foi deflagrada pela Polícia Federal em 2009.

Este ano, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar para garantir que os promotores continuem recebendo salários enquanto durar o processo. Mendes suspendeu a aplicação do artigo 208, parágrafo único, da Lei Complementar 75/93, que rege o Ministério Público Federal (MPF), segundo o qual o promotor que estiver respondendo a ação por perda do cargo fica afastado das funções e tem os salários e todas as vantagens pecuniárias suspensos. As informações são do Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”