Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O risco do “salto alto” em São Paulo

Por Altamiro Borges

Sem citar suas fontes, o blogueiro Josias de Souza, da Folha, escreveu neste domingo que o ex-presidente Lula estaria preocupado com o clima de euforia que já teria contaminando a campanha de Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo. “No último Datafolha, Haddad apareceu 17 pontos percentuais à frente de José Serra – 49% a 32%. Lula farejou à sua volta o que chama de ‘clima de já ganhou’. Em privado, apressou-se em recomendar a dirigentes do PT e operadores da campanha que fujam do ‘salto alto’”, garante o jornalista.

Não dá para saber se a informação procede. Afinal, a Folha tucana adora estimular a cizânia. Nas aparências, não há qualquer sinal de que o comando petista reduziu o ritmo da campanha. Haddad tem participado de várias atividades todos os dias, em especial nas periferias da capital paulista. Os programas eleitorais de rádio e tevê também abandonaram a linha adocicada do primeiro turno e têm peitado as baixarias do eterno candidato tucano. Os mais conciliadores até acham que eles estão muito agressivos.

Mesmo assim, é bom ficar esperto. O artigo de Josias de Souza, um inimigo declarado das esquerdas, serve de alerta. Como ele mesmo lembra, “pesquisa não é urna”. Em 1985, ela apontava FHC como favorito na disputa contra Janio Quadros. Vaidoso, o tucano posou para fotos na poltrona de prefeito às vésperas da eleição. O “salto alto” foi trágico. FHC perdeu a eleição. “Embora se declare otimista, Lula pede que sejam redobradas as atenções. Segundo diz, um erro cometido a poucos dias da eleição pode ser fatal”, afirma Josias.

É certo que a distância entre Haddad e Serra, registrada em todas as pesquisas, é grande e tem aumentado. Isto costuma gerar euforia e até certa cobiça. Há boatos de que algumas lideranças petistas, mais afoitas, já estariam disputando cargos numa eventual gestão de Fernando Haddad. Este tipo de visão aparelhista só atrapalha a campanha e confirma o risco do “salto alto”. A eleição ainda não está definida. Tem muita gente indecisa e confusa. A menos de uma semana da eleição, 19% dos eleitores ainda dizem não ter candidato.

Além disso, o agressivo Serra apostará todas as fichas na sua sobrevida. Como afirmou Lula no comício em apoio a Pedro Bigardi (PCdoB), que enfrenta o PSDB no segundo turno em Jundiaí (SP), “os tucanos são aves com bicos bonitos, mas são predadores”. A reta final das eleições municipais promete fortes emoções. Haja coração!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”