Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

ROSA WEBER E CARMEM LÚCIA ABSOLVEM RÉUS POR FORMAÇÃO DE QUADRILHA E DEIXAM JOAQUIM BARBOSA "REVOLTADO"

O STF É UM COLEGIADO, MAS ......
O Ministro Joaquim Barbosa não tem 'recatos' ao discordar dos que votam pela absolvição de RÉUS ´por ele considerados culpados. Assim, de pé e quase que 'bufando" afrontou com deselegância e açodamento o voto da Ministra Rosa Weber e também da Ministra Carmem Lúcia, que quase se desmancha em desculpas perante o Relator para sustentar seu voto pela absolvição. Nesse momento quem vota é o Ministro Luiz Fux, que no melhor estilo "Rolando Lero", já avisou que vai 'demorar' apresentando seus argumentos. Fux acabou de citar a Universidade de Coimbra e a Doutrina dos casos Julgados. Ora excelência, por essa Doutrina, haveriam poucos réus condenados no presente caso.

Transcrito do Estadão.com - Cobertura On-Line

DIREITO GV – As ministras Rosa Weber e Cármen Lúcia acompanham o ministro revisor Ricardo Lewandowski e absolvem os acusados do crime de quadrilha, por atipicidade da conduta. Para Weber, o crime de quadrilha exige a reunião estável e permanente com a finalidade de realizar uma série de crimes. A quadrilha se configura com o acerto de vontades visando a uma série indeterminada de delitos. Neste sentido, a ministra diferencia a quadrilha da associação criminosa. A associação consistente na união de três ou mais pessoas para o fim de cometer crimes, mas sem acordo prévio, configura concurso de agentes, mas não quadrilha.

15h32 – Luiz Fux toma a palavra. “O que se verifica até o momento não é uma controvérsia fática, é uma questão de direito”.

15h30 – Ela afirma que os réus não se associaram estável e permanente. “Os encontros eram conjuunturais na busca de interesses privados. Entendi que não havia tipicidade do crime de quadrilha”.

15h27 – Ela cita um outro julgamento do ex-deputado Natan Donadon, no qual os envolvidos chegaram ao poder para o cometimento do crime.

15h24 – Cármen Lúcia pede a palavra e pede vênia para antecipar o seu voto. “Acompanho o revisor (…) me parece que aqui, tal como foi afirmado pelo revisor e por Rosa Weber, a associação foi feita neste caso já se constitui de maneira voltada a estabilidade e permanência”.

15h23 – “O ‘terno e gravata’ traz um desassossego ainda maior do que os realizados em crimes de sangue”.

15h22 – Barbosa questiona o argumento de Rosa Weber de que uma quadrilha abala a paz social. ”Usaram o dinheiro para quê? Comprar parlamentares, constituir base de apoio à base de dinheiro? Como isso não abala a paz social ?”.

15h17 – Joaquim Barbosa toma a palavra. “Estou com a impressão que estamos caminhando para algo que eu denominaria uma exclusão sociológica com relação ao crime de formação de quadrilha (…) só praticam o crime quem faz os crimes sequestro, latrocínio, ou seja, crimes de sangue”.

15h15 – Ela então absolve todos os réus deste item por atipicidade. “Não identifico em qualquer hipótese o dolo de criar ou participar de uma atuação autônoma com a prática de crimes indeterminados”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”