Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

10 ANOS DE FRACASSO TUCANO EM MINAS




Excelentíssimo senador Aécio Neves, fomos informados que V. Exa. faria um pronunciamento destacando 13 pontos negativos dos 10 anos de governo Lula e Dilma.

Fazemos aqui algo inédito. Um aparte antecipado.

Poderíamos entrar no clima e listar 45 malfeitos de vosso governo e de seu sucessor, nesses 10 anos tucanos pelas Minas Gerais. A lista ultrapassaria 45 itens: calotes sucessivos nos investimentos em educação e na saúde; ausência de política industrial; entrega da CEMIG para seus sócios “privados”; censura da imprensa; aparelhamento do Judiciário e do Ministério Público estadual; a tentativa de “doação” do prédio do IPSEMG para o amigo Fasano; as suspeitas obras da Cidade Administrativa; a “doação” do Mineirão para um consórcio privado; o apadrinhamento de aliados, inclusive de outros estados, na máquina do governo estadual.

Teríamos ainda o uso intensivo e secreto de medidas de renúncia fiscal; o tratamento autoritário com movimentos sociais e sindicais; o cerceamento do trabalho da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas do Estado; os mais de 300 fracassados protocolos de intenção para atrair investimentos e empresas para Minas Gerais, e daí por diante.

Temos vossa postura contrária aos interesses do Brasil e de Minas, no caso da renovação das concessões do sistema elétrico e na redução da conta de luz.

Temos o rumoroso caso da Rádio Arco-íris, sob o qual se esconde uma teia de malfeitos, tais como: fortes indícios de ocultação de patrimônio, sonegação fiscal e improbidade administrativa, já denunciados diretamente ao Dr. Gurgel, há dois anos, e até agora não investigados.

Isso seria apenas a “entrada”. O prato principal será o próprio diagnóstico do “estado” do estado. Que faremos mais adiante.

Senhor senador, para criticar o Brasil, V. Exa. teria que, em primeiro lugar, pedir desculpas ao povo mineiro.

Onde já se viu determinar oficialmente que graduados em pedagogia deem aula de educação física?

Que excelência é essa na gestão pública, que obriga prefeitos a bancar gastos para segurança pública, como ajuda de moradia para oficiais da PM? Fora custear gasolina, manutenção de veículos, papel higiênico para a polícia civil e militar.

Resultado disso: na saúde, na segurança e na educação, incluindo aí a assistência social, Minas ocupa os piores lugares no ranking do país.

Não fossem os aportes de recursos federais ao estado, a situação seria ainda mais problemática.

Nenhuma máquina publicitária pode esconder o fato: Minas Gerais está pior do que quando Itamar Franco deixou o governo. Muito mais endividada, sem condições de investimento próprio em infraestrutura industrial, sem atrativos para empresas de ponta em várias cadeias produtivas, nosso estado reflete a condição de um governo que optou por um projeto que faliu no mundo: o projeto neoliberal.

A grande arma tucana para tentar atrair empreendimentos para as Alterosas é a velha e carcomida renúncia fiscal. E feita de forma sigilosa.

Sem os avanços econômicos e sociais construídos ao longo dos dois governos Lula e do atual governo Dilma, o estado de Minas Gerais seria um retrato da Grécia, da Espanha, Portugal, Itália etc.

ABAIXO, DESTACAMOS LINKS DE MATÉRIAS VEICULADAS EM DUAS PUBLICAÇÕES TÉCNICAS, COM NÚMEROS INQUESTIONÁVEIS: NA REVISTA MERCADO COMUM E NO SITE DO SINDIFISCO/MG.

1) Ficamos em 22º lugar em termos de PIB no Brasil e tudo indica que o PIB estadual (2012) será negativo. http://migre.me/dkXVs

2) A dívida pública do estado é a segunda maior e mais cara do país, perdendo apenas para a do Rio Grande do Sul; os governos Aécio e Anastasia esconderam por 8 anos essa “bomba relógio”. http://migre.me/dkXZq

3) Crescendo abaixo da média nacional, Minas perde prestígio político e econômico. http://migre.me/dl1uv

4) Minas ocupa o 24º lugar em gastos com educação em 2011. http://migre.me/dl1NV

5) Na saúde, também somos o 24% do país, em termos de gastos. http://migre.me/dl1QM

6) Despesas com publicidade (só do Executivo) subiram, em 10 anos, 462%(excluídos os gastos de marketing da administração indireta) http://migre.me/dl1L3

7) Passivo a descoberto: se nosso estado vender todos seus bens e direitos e pagar o que deve, ainda sobraria um “papagaio” de quase 44 bilhões de Reais para os contribuintes quitarem. Isso é o mesmo que, se você estivesse endividado e resolvesse quitar suas dívidas com a venda de seus bens e direitos, ainda assim sobraria uma outra parcela praticamente impagável. http://migre.me/dl1TQ

Esses são apenas alguns exemplos da farsa chamada “Choque de Gestão”. Como é possível isso servir de exemplo para um país da dimensão e da complexidade do Brasil?

Os governos tucanos omitiram para o povo mineiro os dados dramáticos de sua dívida pública. A partir de 2011 passam a “culpar” o governo federal pela situação da dívida. Ora, a dívida é uma herança da dupla FHC/Azeredo e foi – irresponsavelmente – escondida da opinião pública por oito anos seguidos. Lembrando que o ex-governador Itamar Franco, quando quis abrir esse debate, foi hostilizado pelos próprios tucanos aqui e nacionalmente.

Essa gigantesca dívida pública impediria qualquer governo de atender aos cidadãos e cidadãs, em suas mínimas demandas por saúde, educação, segurança e assistência social. E mais, fazer os investimentos necessários para impulsionar a economia de Minas seria impossível.

Enfim, essa é a Matrix tucana. Uma Minas virtual, criada por um poderoso esquema de marketing bilionário. Tudo isso orientado para um resultado apenas: alavancar a candidatura de Aécio Neves à presidência da República.

Há um ditado que diz: “para falar do rabo alheio, senta-te no próprio rabo.”

O debate aberto agora por V. Exa. será crucial para que possamos esclarecer ao Brasil, que a Minas vendida pelos tucanos não existe. É uma ilha da fantasia.

http://www.minassemcensura.com.br/conteudo.php?MENU&LISTA=detalhe&ID=742


Do #ForaAlckmin#ForaTucanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”