Guerrilheiro Virtual

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

A Europa promove a desnacionalização da água

A Europa prova do próprio veneno. Quem lembra da luta da Bolívia pela estatização da água? Vejam o que está acontecendo na Europa e logo após revejam “Encontro com Milton Santos”. Está tudo lá.

Silvio Tendler
Encontro com Milton Santos
Documentário de Sílvio Tendler
Sílvio Tendler
No documentário que se segue, Silvio Tendler, a partir de entrevistas e ideias de Milton Santos, mostra que a nossa sociedade tem todas as ferramentas que precisa para fazermos um mundo justo. E que o povo, apesar de que a custas de muito sofrimento e dor, ja conseguiu ter a sua voz ouvida.

O mundo global visto do lado de cá, discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias (seja o terceiro mundo, seja comunidades carentes). O filme é conduzido por uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos.

O documentário percorre algumas trilhas desses caminhos apontados por Milton, vemos movimentos na Bolívia, na França, México e chegamos ao Brasil, na periferia de Brasília. Em Ceilândia, a câmera nos mostra pessoas dispostas a mudar as manchetes dos jornais que só falam da comunidade para retratar a violência local. Adirley Queiroz, ex-jogador de futebol, hoje cineasta, estudou os textos de Milton e procura novos caminhos para fugir do “sistema” ou do Globaritarismo -- termo criado por Milton Santos para designar a nova ordem mundial.

Globalitarismo: A lógica Financeira, que nada tem a ver com a Lógica da Solidariedade...

Obs: O globalitarismo consiste num processo de colonização universal, aprofundando o abismo entre ricos e pobres, metrópoles e colônias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”