Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

FALHAS E OMISSÕES ANTEPÕEM CONSUMIDORES E ELETROPAULO


Empresa fica devendo no período de fortes chuvas na capital paulista; queda de energia, demora no atendimento e, em diferentes bairros, períodos de mais de 15 horas sem luz; "Pelo serviço que entregam, a luz não tinha que ser mais barata... tinha que ser de graça", protestou o ator Marcelo Medici, pelo Twitter; companhia tem de justificar problemas da última quinta-feira à agência reguladora do setor

Difícil calcular o prejuízo sofrido pela cidade de São Paulo com as fortes chuvas de início de ano. Motoristas têm de levar seus carros, que encheram de água, para o conserto, comerciantes deixam de ganhar ao fecharem seus estabelecimentos – quando não perdem produtos – moradores têm móveis destruídos e muitas vezes precisam gastar para reparar danos sofridos na casa. Nas últimas semanas, os paulistanos sofreram tudo isso com a chegada das chuvas nos fins de tarde, além de um agravante: a queda na energia.

Os picos de energia prejudicam aparelhos eletrônicos, podendo até mesmo queimá-los. Neste ano, as falhas no setor elétrico têm sido bastante recorrentes e duradouras, e o atendimento da AES Eletropaulo, responsável pela distribuição do serviço na capital paulista, demorado. Na última quinta-feira 14, por exemplo, quando a sede social do São Paulo foi invadida pelas águas e uma escola no Morumbi teve de suspender as aulas no dia seguinte, os estragos foram tantos que a empresa está sendo obrigada a justificar os problemas.

A Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) estipulou até esta terça-feira 19 para que a companhia desse satisfação sobre os problemas ocorridos. A data foi definida na sexta-feira, quando o órgão se reuniu com a concessionária para pedir informações detalhadas das ocorrências. No mesmo dia, foi iniciado um processo de fiscalização no Centro de Operações da Eletropaulo.

A agência vai preparar um termo de notificação com os dados repassados pela Eletropaulo. Depois desse processo, a operadora terá então 15 dias para se manifestar, podendo, a partir daí, sofrer advertência ou multa. No quinta passada, 44 circuitos de distribuição da empresa foram desligados e o serviço de call center ficou fora do ar por mais de cinco horas. Por meio de nota, a empresa justificou que o problema foi causado pela empresa que presta o serviço, a Tivit.

Ataques nas redes sociais


Nas redes sociais, o que não faltam são protestos de usuários que passam horas sem energia elétrica nesses dias de chuva. O ator Marcelo Medici foi um dos que botaram a boca no trombone. Às 23h50 desta segunda-feira 18, ele publicou em sua conta no Twitter que estava sem energia desde as 16h e que a previsão era voltar apenas às 8h desta terça. "Pelo serviço que entregam, a luz não tinha que ser mais barata... tinha que ser de graça", protestou.

Outros internautas seguiram a linha, sempre reclamando dos serviços da concessionária. "Aqui perto, a energia tá caindo muito. já disse: queimou aparelho meu, terão q dar conta!", cobrou a usuária Flavinha. A tuiteira "Kaninazinha" agradeceu às "18 horas sem energia elétrica" nos bairros do Cambuci e da Aclimação, na zona sul de São Paulo. "Thammas e Crystal" citaram o atraso na prestação do serviço: "Sem comentarios para #eletropaulo estamos sem energia desde ontem as 17:00 hrs e so chegaram agora para resolver !!! Afff".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”