Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Fernando Lyra morre aos 74 anos

http://www.luizberto.com/wp-content/2013/02/fernando-lyra.jpg 
Morreu ontem (14), aos 74 anos, o ex-ministro da Justiça Fernando Lyra. Ele estava internado desde 5 de janeiro na Unidade Coronária do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da USP, após outros sete dias internado em Recife, e teve falência múltipla de órgãos. Integrante do chamado grupo dos “autênticos” do MDB, ainda durante a ditadura, ele foi um dos articuladores da campanha de Tancredo Neves à Presidência da República, via colégio eleitoral, após a derrota da emenda Dante de Oliveira, em 1984, que restabelecia as eleições diretas. Tancredo morreu sem tomar posse, mas a escolha de Lyra para a Justiça foi mantida por José Sarney. Ele ficou um ano à frente do ministério, até fevereiro de 1986.
 
Fernando Lyra foi deputado federal por sete mandatos seguidos, de 1971 a 1999, pelo MDB (1967-1980), PMDB (1980-1987), PDT (1987-1993) e PSB (a partir de 1993). Antes, exerceu um mandato de deputado estadual, em Pernambuco. O último cargo público foi o de presidente da Fundação Joaquim Nabuco, de Recife, ligada ao Ministério da Educação. Em 1989, foi vice de Leonel Brizola na campanha presidencial. Em 2006, participou da campanha que levou Eduardo Campos ao governo de Pernambuco – João Soares Lyra Neto, seu irmão, é o vice-governador. Campos decretou três dias de luto oficial.
 
O corpo do ex-ministro e ex-deputado será velado amanhã na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O enterro ocorrerá na cidade de Paulista, na região metropolitana de Recife.
 

Do Contexto Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”