Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Governo define relator da MP que destina royalties do petróleo para educação

O deputado petista Carlos Zarattini [PT-SP] foi indicado como relator da MP (Medida Provisória) que destina 100% dos direitos sobre o futuro uso do petróleo brasileiro para investimentos na área de educação nesta quarta-feira (20).
 
A medida determina também que metade dos rendimentos do Fundo Social do Pré-Sal seja destinada à educação. 
 
O nome foi confirmado na reunião da comissão mista que analisa a MP 592/12, que tem como presidente o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) e como vice o deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ). O relator revisor será o senador Wellington Dias (PT-PI). 
 
A totalidade dos royalties (direito nos lucros a partir da venda do petróleo a empresas) vale para todos aqueles repassados a municípios, Estados e União, com contratos a partir de 3 dezembro de 2012, pelo regime de concessão em áreas fora do Pré-Sal.

Em relação ao Pré-Sal, a destinação será de 50% do Fundo Social para educação. O restante dos recursos será destinado às áreas de cultura, esporte, saúde pública, ciência e tecnologia e meio ambiente, sem percentuais previamente definidos. 

O relator disse que vai discutir com os parlamentares para que a receita dos contratos anteriores a essa data também sejam destinadas à educação pública e que vai aguardar a decisão dos vetos dos royalties para iniciar a discussão do texto. 

No ano passado, a presidente da República, Dilma Rousseff, vetou parte da Lei 12.734/12, que trazia uma nova distribuição dos royalties e participação especial dos contratos de concessão. Os itens vetados foram substituídos pela MP 592/12. Desde então, há um forte movimento de deputados e senadores para derrubar o veto.

Fonte: R7 Notícias - http://migre.me/dmOyG
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”