Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Inflação medida pelo IGP-10 cai para 0,29% em fevereiro

Vitor Abdala, Agência Brasil

“A inflação medida pelo Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) registrou variação de 0,29% em fevereiro deste ano, taxa inferior à do mês anterior, de 0,42%. Em 12 meses, o IGP-10 acumula alta de 8,06%, segundo dados divulgados hoje (15) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

A queda do IGP-10 foi provocada por taxas de inflação menores registradas pelos subíndices de Preços ao Produtor Amplo, que mede a variação dos preços no atacado, e de Preços ao Consumidor, que mede os preços no varejo.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo caiu de 0,34% em janeiro para 0,05% em fevereiro. O movimento foi provocado pela queda 2,11% nos preços das matérias-primas brutas, que já haviam registrado recuo de 0,26%.

Já o Índice de Preços ao Consumidor passou de 0,76% em janeiro para 0,74% em fevereiro. O principal responsável por esse comportamento do subíndice foi a queda de 0,93% nos preços do grupo habitação que, no mês anterior, havia registrado aumento de 0,27%.

Em sentido oposto, o subíndice de Custo da Construção aumentou de 0,16% em janeiro para 0,84% em fevereiro. O IGP-10 de fevereiro foi calculado com base em preços coletados entre 11 de janeiro e 10 de fevereiro.”
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”