Guerrilheiro Virtual

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Na toca com os Leões

Vítima da intolerância de grupos que, em sua visita ao Brasil, a acusam de “se vender” aos Estados Unidos, a blogueira cubana Yoani Sánchez se transformou nesta quarta-feira 20 em troféu para a oposição. Convidada pelo PSDB para falar no Congresso, ela foi recepcionada pelo senador Aécio Neves, virtual candidato tucano à Presidência em 2014, e posou para fotos ao lado de políticos que, por aqui, não são reconhecidos exatamente pela defesa de direitos humanos ou da liberdade de expressão que a ativista diz sentir falta em seu país.
A blogueira recebe presente sob o olhar de Jair Bolsonaro em sua passagem pela Câmara dos Deputados. Foto: Agência Brasil

A blogueira recebe presente sob o olhar de Jair Bolsonaro em sua passagem pela Câmara dos Deputados. Foto: Agência Brasil
 
Um deles foi Jair Bolsonaro (PP-RJ), ex-militar homofóbico que já defendeu a tortura, a censura, a pena de morte e o fuzilamento do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Diante da blogueira, Bolsonaro afirmou que o golpe de 1964 no Brasil foi “uma imposição popular”.

“Graças aos militares nós hoje gozamos de democracia”, disse, após fazer uma série de críticas ao regime dos irmãos Castro, Fidel e Raúl. Diante dos manifestantes na Casa, o deputado chegou a provocar: “Vão para Cuba”.

Leia mais:

O que pode acabar com o embargo dos EUA a Cuba?
A esquerda arcaica financia Yoani, não os EUA
Yoani reloaded. Por Leandro Fortes
“Viva a liberdade”, diz Yoani Sánchez ao chegar ao Brasil
EUA e Cuba: um relaxamento, mas não uma reaproximação
Mulheres, jovens e minorias garantiram a reeleição de Obama


Perto de Yoani estava também o deputado da bancada ruralista Ronaldo Caiado (DEM-GO), a quem não se aplicaria, em tese, o rótulo de defensor da liberdade de expressão, como prova a ação movida em 2005 contra o escritor Fernando Moraes para tirar de circulação o livro A Toca dos Leões. Na obra, Caiado é citado como “um cara muito louco” que havia sugerido a adição de contraceptivo na água potável para resolver o problema de superpopulação nas camadas mais pobres do Nordeste. A citação foi refutada pelo deputado, que tentou tirar a obra de circulação. À época, o Conselho de Comunicação Social classificou a decisão da Justiça em favor do parlamentar como “inaceitável”.

A blogueira, obviamente, não é obrigada a saber o histórico de todos os que hoje lhe estendem as mãos em apoio. Mas não deixa de ser uma ironia para quem veio ao País aprender como acontece na prática o exercício da liberdade de expressão.
Manifestantes protestam contra a blogueira cubana Yoani Sánchez, que foi à Câmara dos Deputados para exibição do documentário Conexão Cuba-Honduras. Foto: Antonio Cruz/ABr
 Manifestantes protestam contra a blogueira cubana Yoani Sánchez, que foi à Câmara dos Deputados para exibição do documentário Conexão Cuba-Honduras. Foto: Antonio Cruz/ABr

Confusão. Convidada para assistir à apresentação de um documentário em que ela critica o governo de Cuba, Yoani chegou em uma van da Câmara dos Deputados, escoltada por homens da Polícia Legislativa. Por causa do grande número de parlamentares e de jornalistas à espera da blogueira, a passagem de veículos chegou a ser interrompida.

Depois de ser hostilizada por manifestantes durante a sua passagem por Recife, e Feira de Santana, na Bahia – onde foi impedida de ver o documentário Conexão Cuba-Honduras, do cineasta baiano Dado Galvão –, ela recebeu o convite do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) para assistir ao vídeo na Câmara.

O plenário 1 da Câmara ficou lotado para a sessão do documentário “Conexão Cuba-Honduras”, do cineasta baiano Dado Galvão. O vídeo traz um depoimento da blogueira sobre a dificuldade enfrentada pelo povo cubano.

O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), pediu “desculpas em nome do PSDB pelas agressões” sofridas pela blogueira. “Este não é o retrato do Brasil”, disse.

Yoani agradeceu ao apoio e ressaltou que espera um dia ter a mesma oportunidade no Congresso cubano. “Sonho com o dia em que nosso Parlamento ouça todos os tipos de vozes. Levarei boas lembranças de Brasil”, concluiu.

Com informações da Agência Brasil e do Portal do PSDB
 
Do Carta Capital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”