Guerrilheiro Virtual

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Não podemos permitir que nossa palavra seja cerceada pelo monopólio da comunicação


Com auditório lotado, fizemos ontem (quarta-feira) em Brasília um importante e revigorante ato em defesa do legado do ex-presidente Lula. Eu tive a oportunidade de falar durante o evento e quero dividir com vocês um pouco dessa experiência.

Eu comecei alertando que o PT tem que estar preparado para a luta política porque está evidente que a direita está radicalizando o embate. Não podemos deixar que a nossa palavra seja cerceada pelo monopólio da mídia. E o julgamento da AP 470, chamado pela imprensa de julgamento do mensalão, foi uma clara tentativa de inviabilizar o nosso governo.

É por isso que a defesa do governo Dilma e do legado do ex-presidente Lula anda junto a nossas outras lutas, como a que envolve a reforma política e a que envolve a restauração da verdade em relação à AP 470.

No evento, eu e outros companheiros também destacamos diversas conquistas do governo Lula.

Abaixo eu coloco algumas de minhas declarações durante o ato:

“Não há como separar neste momento o apoio e a sustentação do governo da presidente Dilma com a realização do nosso quinto congresso ou da nossa luta pela reforma política tributária ou para que a Justiça seja feita no que diz respeito a Ação Penal 470. É preciso levar a palavra ao povo brasileiro. Não podemos permitir que nossa palavra seja cerceada por aqueles que detêm o monopólio de comunicação, muito menos por aquele que usurpam o direito de falar em nosso do povo e da nação brasileira.”

“Temos que travar a luta em várias frentes, teremos duros anos pela frente. Está evidente que a direita, a oposição começa a radicalizar a luta política. É evidente que o julgamento da AP 470 no ano eleitoral, a marcação do julgamento na véspera do primeiro e do segundo turno, o caráter que tomou esse julgamento, não tinha o objetivo de fazer Justiça. Foi retomar a luta de 2005 para retirar o presidente Lula do poder. Isso ficou explícito quando alguns ministros do Supremo que formaram a maioria pronunciaram seus votos.”

“O julgamento às vésperas do segundo turno não tinha o objetivo de fazer justiça e sim uma tentativa de inviabilizar o nosso governo. Não se trata de uma ou outra liderança do PT. Não se trata da denúncia do chamado mensalão. Se trata da tentativa de colocar no banco dos réus o PT e o governo Lula.”

“Ir ao encontro do povo brasileiro, falar e dialogar com o povo brasileiro sobre a AP 470 e sobre o legado do presidente Lula e nosso governo, esse momento é a tarefa mais importante que temos. Por isso o presidente Lula vai iniciar dia 20 em comemoração dos 33 anos de fundação do PT e dos dez anos de governo do PT uma série de seminários para defender, divulgar e propagar o legado do presidente Lula.”

"Temos o desafio político, que é vencer as eleições de 2014, além de governar e dar governabilidade ao governo da presidenta Dilma. Mas isso diz respeito a nós, ao PT e aos partidos que compõem a coalizão que governa o Brasil. Esse desafio depende do que nós estamos fazendo hoje aqui, que é conversar, dialogar, defender nossas políticas. Nossos adversários fazem isso dia e noite para desconstituir nossa política, quando não para sabotar. Criando crises artificiais que podem vir a prejudicar o já difícil crescimento econômico."

"Aí vem a questão que não é só a disputa política. Fazem como por exemplo com a questão da energia, da Petrobras, da Ação Penal, das alianças políticas que fazemos. Fazem com cinismo e hipocrisia. Enquanto nos criticam porque estamos aliados com o PMDB, propõe ao PMDB de Minas que se alie ao governo Anastasia, e propõe ao PMDB de São Paulo aliança ao governo Alckmin. “

“Querem construir um Brasil que não é real, o Brasil da corrupção, da desigualdade, que vai entrar em crise. Isso é feito por intermédio de aparelhos culturais e ideológicos. Não são só os jornais, mas o teatro, o cinema, os livros; é a educação e a cultura.”

“Dizem que nunca houve corrupção como agora, mas eu digo que nunca se combateu a corrupção como agora. Falam que não há democracia, mas nunca houve tanta democracia como agora."

"Esses que gritam todos os dias 'pega ladrão' são os que não querem financiamento público e o voto em lista. São os que se alimentam do caixa dois e do poder econômico, os que não querem as mudanças,  os que acabaram com a fidelidade. Criaram um mercado de compra e venda de partido, não é só de voto, não”

Também estiveram presentes no ato o embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Sánchez Arveláiz, os deputados federais do PT Paulo Ferreira (RS), Pedro Eugênio (PE) e Zeca Dirceu (PR), o ex-secretário-geral do Itamaraty Samuel Pinheiro Guimarães, o jornalista Raimundo Pereira e o presidente da Câmara Legislativa, Wasny de Roure (PT), entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”