Guerrilheiro Virtual

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Todo o significado da vitória do presidente Rafael Correa na reeleição no Equador

 
A vitória do presidente Rafael Correa em sua 2ª reeleição no Equador neste domingo, para decepção de nossa direita e de certa mídia tupiniquim, consolida o processo de mudanças que ele próprio e seus dois governos anteriores iniciaram e que ainda tem pela frente três grandes reformas, as relativas à água - seu uso na geração de energia via hidrelétricas -, à terra e aos meios de comunicação.
 
Correa venceu novamente o pleito já no 1º turno, como já havia ocorrido em 2009, com ampla vantagem sobre os concorrentes. Foi seu 7º triunfo nas urnas (três eleições presidenciais e quatro plebiscitos). Nos 20 anos que antecederam sua chegada ao poder, nada menos que 14 presidentes haviam sido depostos (uma média de cerca de um presidente a cada ano e meio).
 
O resultado - vitória no 1º turno, com 61% dos votos, segundo as projeções de boca de urna - e a conquista da maioria na Assembleia Nacional lhe dão condições de fazer avançar também o processo de consolidação da democracia no pais. Ao contrário dos 20 anos anteriores (principalmente do período 1996-2006), com os governos Correa o Equador se livrou da instabilidade, das conspirações e golpes.
 
Direita não ganha uma nas urnas na América Latina...
 
Já a direita no nosso continente - e isso evidencia-se mais uma vez com a reeleição de Correa - colhe sucessivos fracassos e derrotas seja no Chile, seja no Panamá ou em Honduras. As críticas de nossa mídia conservadora à reeleição de Correa, principalmente com o argumento de que ele está há muito tempo no cargo - cumpriu dois mantados -, são hipócritas, já que a reeleição existe em todas as democracias.
 
A reeleição é comum especialmente nas democracias parlamentares, nas quais mandatos de 10, 12, 14 anos são normais. Pior é dizer, como fez a Folha de S.Paulo, que há imobilismo no Equador. Esta é, realmente, a típica colocação que merece um exame da ombudsman do jornal.
 
As razões da má vontade de nossa mídia conservadora - e a de todo o continente - com os governos Rafael Correa? O fato de ele prometer, no momento em que foi reeleito pela 2ª vez, ter como prioridade de seu próximo mandato o envio de um novo projeto de lei à Assembleia Nacional para regular a imprensa equatoriana. E de ser visto como um aliado do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.
 
"Busquemos uma nova Lei de Comunicação, que regule os claros excessos que tem certa imprensa", disse o presidente. "O que queremos é uma imprensa honesta e responsável", afirmou. "A América Latina tem uma das piores imprensas do mundo", completou.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”