Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 6 de março de 2013

Prefeito Haddad vai construir 240 creches

A Prefeitura de São Paulo já fechou o plano de obras para unidades dè educação infantil. A gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) pretende construir nos quatro anos de mandato 240 novas creches.

As novas unidades devem criar cerca de 50 mil vagas em creche, o que atenderia praticamente metade das crianças na fila por creche na cidade. Em dezembro, a fila registrada era de 94 mil crianças.

Fazem parte dos planos da Prefeitura unidades já anunciadas: as 172 creches que já contam com repasse federal, de R$ 200 milhões, e também 20 unidades que serão construídas por convênio com o governado estadual, com recursos de R$ 45 milhões. As outras 48 unidades serão construídas apenas com recursos do município.

Em todos os casos, no entanto, é a Prefeitura que vai arcar com os gastos dos terrenos. Encontrá-los nas áreas em que há a demanda por vagas é visto como um dos principais desafios para o poder público. No fim de janeiro, a secretaria já tinha uma lista de 98 áreas identificadas.

O restante do déficit, quase 50% da fila registrada em dezembro, será atendida por dois modelos: expansão da rede de creches conveniadas (com organizações não governamentais) e centros de educação infantil criados por empresas, com apòio e repasse da Prefeitura para a gestão.
 
A secretaria de Educação realiza desde o início do ano um pente fino na rede conveniada para apurar falhas no atendimento, mas também ter um diagnóstico da capacidade de atendimento.

O raio X só deve ficar pronto no fim do mês, mas a pasta já tem a informação de que é possível aumentar a oferta de vagas nas organizações já conveniadas.

Empresas.

Fazer com que a iniciativa privada construa creches é uma das apostas da Prefeitura, como o Estado revelou em 25 de janeiro. A ideia é que o município oriente empresas a montarem unidades que atendam filhos de funcionários e de moradores da região. As conversas já começaram com alguns grupos, mas ainda não há nenhuma definição. Empresas que prestam serviços à Prefeitura podem ter os primeiros modelos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”