Guerrilheiro Virtual

quinta-feira, 23 de maio de 2013

O petróleo acaba? Nem pensar

Sanguessugado do Informação Inocrrecta
 
Então: a era o petróleo está prestes à acabar? A realidade será feita de automóveis eléctricos? Acabam os navios petroleiros que naufragam e poluem o mar?

Nada disso. O petróleo veio para ficar. E vai ficar ainda ao logo dum tempinho.

Bastante tempinho.

No máximo será possível ver um crescimento na utilização do gás. Mas o petróleo ficará ainda como fonte energética primária. Com boa paz dos ambientalistas.

Culpa de quem? Da América. 

A verdadeira novidade deste começo de século XXI é a revolução energética norte-americana, ou seja, a revolução energética do shale gas (gás de xisto) e do tight oil (petróleo do xisto betuminoso); revolução que já é visível no mercado dos hidrocarbonetos, apesar dos preços muitas vezes não competitivos.

Hoje, o gás de xisto já representa cerca de 25% da oferta de gás natural nos Estados Unidos e de acordo com as previsões pode chegar até 50% em 2030 (ou ainda antes). Milhares de novos poços de gás têm sido escavados na Pensilvânia, Texas e Oklahoma. Outros seguirão em breve.
Petróleo, gás, hidratos...

Mas não apenas gás: também petróleo. Tem havido uma explosão na produção de ouro negro no North Dakota. A Bakken/Three Forks, uma formação de xisto betuminoso que estende-se entre North Dakota e Montana tem um potencial de produção equivalente aos dum grande País do Golfo Pérsico. Só que este fica dentro dos Estados Unidos.

E este é apenas o começo. O futuro será uma cada vez maior de-convencionalisação da oferta de tight oil nos EUA, petróleo de areias betuminosas no Canadá, extra-heavy oil na Venezuela, pré-sal no Brasil.

petróleo internacional, especialmente por aquele oriundo do continente americano. Nas próximas décadas, veremos um aumento exponencial na quantidade deste "petróleo não convencional": 
 
Mas sempre petróleo será.

As novidades não chegam só do continente americano e do petróleo: no passado dia 12 de Março, o Ministério da Economia do Japão tornou público a primeira extracção submarina de gás (no Mar de Honshu) a partir de cristais congelados de hidrato de metano. As reservas potenciais daquele que é usualmente chamado "gelo que queima" são imensas: as estimativas variam entre 16 e 27 triliões de metros cúbicos. Uma enormidade.

Mas há mais: há também um boom de petróleo convencional, pois a produção das explorações clássicas cresce em todo o mundo com um ritmo inesperado.
Todavia, o factor mais marcante neste quadro geral é sem dúvida a explosão na produção de petróleo dos Estados Unidos. Não apenas o petróleo não está a acabar, como o Hemisfério Ocidental está a tornar-se o novo Paraíso petrolífero e gasifero do século XXI. Em particular, os EUA podem atingir em 2020 uma produção de 11,6 milhões de barris por dia entre petróleo e gás, tornando-se o segundo maior produtor de petróleo do mundo depois da Arábia Saudita. Além disso, segundo a AIE (Agência Internacional de Energia), na mesma data os EUA tornar-se-à um exportador de gás natural, alcançando em 2035 a marca da independência energética. Isso terá implicações geopolíticas importantes, por exemplo nos Países do Oriente Médio e da Federação Russa que correm o sério perigo de perder a posição preeminente como produtores e, em particular, como exportadores de hidrocarbonetos.

Na verdade, isso já está a acontecer em relação a Moscovo: no ano passado, a Gazprom (que detém o monopólio do gás russo) assistiu a uma imponente redução dos lucros (-15%, cerca de 6,5 biliões de Dólares) e a uma diminuição das exportações para os Países da União Europeia (- 9%).

Porquê?

Na base desta "revolução energética" há a tecno-ciência, assim chamada Technological Revolution: o advento de mais eficazes, sofisticadas e acima de tudo mais baratas aplicações tecnológicas para a investigação geológica, desenvolvimento e extracção dos depósitos convencionais e não convencionais.
 
Em particular, a utilização combinada de duas tecnologias, horizontal drilling e hydrofracking (perfuração horizontal e o já conhecido fracking, ver notas a seguir ao artigo), especialmente concebidas para a exploração de poços não-convencionais, está agora a difundir-se com o efeito de baixar os preços e aumentar a rentabilidade dos poços já considerados exaustos ou quase. Com estas tecnologias, a vida útil dos campos é prolongada.

Resumindo: a era do petróleo pode estar ainda bem longe do fim, apesar dos clichés. E petróleo não significa apenas gasolina, mas também plástico. Como aquele do rato que o Leitor segura na mão.

O uso maciço do petróleo pode durar muito mais tempo, mas é provável que esta nova fase posa ser uma fase de transição. Já estão em marcha novas formas de criar energia, é o cenário futuro prevê que hidrocarbonetos e outras formas de energia renovável vivam juntos ao longo de alguns tempos.

Quanto tempo? Difícil fazer previsões. Talvez vale a pena lembrar que a Idade Média é também considerada um período histórico de transição: e durou cerca de mil anos. De certeza que esta "revolução " na exploração do petróleo irá atrasar o desenvolvimento das fontes energéticas alternativas.

Único detalhe: no caso do fracking será preciso convencer as pessoas de que os terremotos são algo natural, que a extracção de petróleo nada tem a ver com isso.

Mas este não será um grande problema.

Ipse dixit.

Relacionados acerca do fracking:





Fontes: Limes


Guerrilheiro Virtual - @valdecybeserra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”