Guerrilheiro Virtual

quinta-feira, 23 de maio de 2013

SÍRIA: Grupo de militares israelenses é descoberto entre os rebeldes

Via PCB

_

RT Rusia Publicado: 20 mai 2013

As tropas governamentais sírias detiveram um veículo israelense durante uma operação na cidade de Al Qusair, um importante baluarte das forças insurgentes, segundo afirmam os meios de comunicação estatais sírios.

Segundo tais fontes, o veículo militar israelense detido serve para monitorar a comunicação e para interferir em sinais sem fio. Insistem que essa é uma prova clara do envolvimento dos militares e dos membros da inteligência israelense no país árabe. “Encontramos munição de guerra, uniformes e diversos aparatos para comunicação no carro”, especifica um dos efetivos sírios.

Fontes do RT no Exército sírio, por sua vez, revelaram a descoberta de uma unidade militar com 4 israelenses, uma mulher entre eles, na localidade e de um morteiro de defesa israelense na zona de Al Dabaa, situada a 7 quilômetros de Al Qusair. Além disso, também relataram a detenção de 11 militares hebreus armados na mesma cidade de Al Qusair, cujo controle foi retomado pelo Governo. Dois dos militares israelenses foram feridos na ação.
A investida militar que devolveu o controle sobre o lugar – um ponto estratégico próximo da fronteira com o Líbano, utilizado como ponte pela qual a oposição recebia armas e mercenários – às tropas de Bashar al Assad ocorreu em poucas horas. “O que aconteceu hoje em Al Qusair demonstra claramente a vitória de uma filosofia de vida e uma grande firmeza ante os assassinos de aluguel que representam os grupos armados na Síria. Não podemos deixar de falar sobre o êxito desta ofensiva do Exército sírio e de tudo o que foi conquistado”, comentou o escritor e jornalista Sair Ibrahim.

Segundo informam os militares, o operativo se baseou em uma estratégia muito estudada. Os soldados rodearam a cidade, libertando sua periferia e evacuando os moradores dessas zonas para evitar o derramamento de sangue. Apesar disto, não puderam evitar combates, nos quais um bom número de rebeldes foi abatido. Os combatentes da formação armada Frente an Nusra, que participa da Al Qaeda, também sofreram perdas significativas e outros tantos foram obrigados a capitular ou fugir. “Grupos armados que se encontravam na cidade de Al Qusair constituíam a Frente An Nusra e grupos similares. Eles tomaram civis como reféns e os utilizaram como escudo humano. Agora, Al Qusair, em um sentido estratégico militar se encontra sob o controle do Exército sírio e essa é uma grande vitória”, insiste o analista militar Salim Jarbah.

Por sua vez, o analista internacional Carlos Martínez opina que o envolvimento de Israel no conflito interno sírio tem um objetivo muito preciso: “De fato, ali existe uma coalizão entre Israel, Ocidente e as monarquias do Golfo para acabar com a influência do Irã”. Segundo aponta, uma Síria completamente destroçada e sem um governo claro seria um grande passo para alcançar este objetivo, já que Damasco e Teerã sempre foram aliados fiéis.



Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”