Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A coisa tá tão feia assim para Aécio, a ponto do Estadão esconder a pesquisa de intenção de votos?

O jornal Estadão publicou na sexta-feira (23) pesquisa do Ibope que registrou o aumento da aprovação do governo Dilma. O número dos que avaliam o governo como bom e ótimo subiu de 31% para 38%. Regular se manteve com 37% e ruim/péssimo caiu de 31% para 24%.

A aprovação pessoal da presidenta também subiu de 45% para 52%.

A pesquisa foi nacional em 143 municípios, entrevistando 2.002 pessoas entre os dias 15 e 19 de agosto.

Por que não aparece na pesquisa aquelas perguntinhas básicas sobre intenções de votos para presidente em 2014, como sempre fez?

É muito provável que a pesquisa tenha incluído estas perguntas, afinal o Estadão não é tão burro de jogar dinheiro fora, encomendando uma pesquisa e deixando de incluir esse tópico. Por isso fica com forte cheiro de que os números foram bons para Dilma, mas tão ruins para os demotucanos, apoiados pelo jornalão, que o melhor para eles tenha sido não publicar.

O efeito das pesquisas em épocas tão distantes das eleições é avaliar a expectativa de vitória. É essa expectativa que atrai apoios que fazem candidaturas crescerem ou não. A última pesquisa Datafolha que publicou intenções de votos, após a conjuntura das manifestações populares, foi catastrófica para o PSDB, o maior partido de oposição. Mostrou Dilma subindo, Marina Silva subindo, Aécio Neves e Joaquim Barbosa caindo e Eduardo Campos parado. Traduzindo: Dilma é quem tem a maior expectativa de vitória.

Se outra pesquisa desastrosa para Aécio Neves fosse publicada, seria grande a chance de esvaziar a candidatura tucana antes mesmo dela decolar. Inclusive há um racha no ninho tucano, com gente achando que, se é para perder, José Serra teria mais votos do que Aécio.

Isso explica o jornalão, possivelmente, ter guardado a pesquisa para consumo interno.

Do Os Amigos do Presidente Lula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”