Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A visão de Michael Moore sobre a saúde de Cuba


sicko
Coloquei lá embaixo, na seção de vídeos, um trecho do documentário Sicko, de Michael Moore, o diretor do consagrado Tiros em Columbine, Oscar de melhor documentário em 2003..

Nele, Moore compara o atendimento médico totalmente privado ao dos paìses que têm, predominantemente, a saùde como um serviço público: Reino Unido, Canadá, Cuba e França.

Separei o trecho que fala de Cuba, onde é possìvel ver como é relativo o que dizem sobre os “baixos salários” pagos por lá.

Os salários são baixos, os preços, mais baixos ainda.

Um remédio caríssimo custa 5 centavos. Um aluguel, um ou dois dólares por mês.

A vida é dura, em Cuba, muito dura.

Um pequena ilha, sem petróleo, sem minérios, mas com gente.

A 90 milhas de Miami e todo o seu luxo.

E muito perto de si mesma, com a dignidade de um povo, que não tem muito, mas tem o essencial.

Inclusive sua identidade.


Por: Fernando Brito
Do Tijolaço 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”