Guerrilheiro Virtual

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Aldo Rebelo: “Brasil já fez muito mais do que Copa e Olimpíadas”

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PCdoB), ressaltou a capacidade do país em grandes empreendimentos. “O Brasil já fez coisas mais importantes e mais difíceis do que Copa e do que Olimpíadas. Eu não aceito essa onda de pessimismo como se isso fosse o grande teste do Brasil de mostrar se é capaz ou não de fazer coisas grandes e importantes”, declarou o ministro, durante o 3º Congresso da CTB, à Rádio Vermelho

Falando com exclusividade à Rádio Vermelho, Aldo Rebelo rebateu críticas que vem sendo alimentadas na grande mídia, com relação ao legado que os megaeventos deixarão ao país.

“Acabamos de realizar a Copa das Confederações. Foram seis cidades sedes em meio a muitas manifestações e conseguimos realizar. Os estádios foram entregues, com um pouco de atraso alguns, mas não comprometeu a realização da Copa. Funcionou o sistema de segurança pública, de mobilidade urbana. E a Copa do Mundo é apenas um evento maior, mas os desafios são os mesmos”, disse o ministro do Esporte."Ele já ocorreram no país e que não admite que o Brasil seja subestimado. já fez antes. Alguém fala vai fazer uma copa do mundo em Manaus...Não é nada. Dificil foi construir Manaus", exclamou destacando feitos já realizados em outros períodos históricos.

Aldo Rebelo lembrou que os eventos esportivos geram não somente os efeitos positivos mais imediatos, como geração de emprego e desenvolvimento local, mas também investimentos na infraestrutura das cidades: “Estamos trabalhando para que a Copa não apenas produza os efeitos positivos, que ela gere os milhões de empregos que pode gerar, alguns milhares já foram gerados. Que possa gerar os investimentos públicos e privados que possa deixar legado de infraestrutura esportiva e urbana para o país. E que o Brasil faça uma grande festa, que é a festa maior do esporte universal do planeta, que é o futebol”.

Ele avalia que para as olimpíadas o espírito é o mesmo. "Ou seja, fazer das Olimpíadas não apenas um acontecimento do Esporte mas uma grande oportunidade para o Brasil. O governo tem feito investimentos. Estamos criando uma estrutura esportiva que é muito precária no país. Vamos construir 250 centros de iniciação ao esporte, vamos multiplicar o parque esportivo do país, tomando como base os equipamentos públicos, as universidades, e vamos preparar nossos atletas para que o Brasil faça bonito nos jogos olímpicos e paraolímpicos de 2016", explicou.

Aldo também comentou a fase atual de reestruturação do Esporte no país: “Eu creio que ajuda a criar uma consciência de que nós fizemos pouco pelo esporte ao longo da história. Nós fizemos escolas sem lugares para a prática esportiva. Estamos consertando isso agora, construindo 5 mil quadras em escolas públicas, cobrindo 5 mil quadras já existentes.

Deborah Moreira
Da redação do Vermelho

Ouça a entrevista na íntegra na Rádio Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”