Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Com 309 pedidos, Mais Médicos chega hoje a SP

247 – Não são apenas nos Estados mais pobres da Federação que o programa Mais Médicos terá utilidade social. Em São Paulo, quase a metade dos municípios -- em todos os rankings o mair rico da Federação --, se inscreveu na iniciativa do governo federal, anunciada no início de julho. O Ministério da Saúde registrou pedidos de nada menos que 309 cidades entre os 645 municípios paulistas, que solicitaram 2.197 profissionais para trabalharem em seus hospitais.

Politicamente, a grande demanda nas cidades do interior paulista enfraquece as críticas feitas ao programa pelo PSDB. Afinal, o governador Geraldo Alckmin é um tucano de quatro costados e, também, um médico de profissão. Como aponta o alto número de inscrições em São Paulo, ele parece não estar conduzindo a política de saúde do Estado de modo a povoar as cidades mais pobres com profissionais da Medicina.

A presidente Dilma Rousseff foi uma das que ressaltou, recentemente, esse cenário. Ao participar de um evento em Itapira (SP), no último dia 13, ela comentou que o número de municípios paulistas inscritos no Mais Médicos prova que este é um problema nacional. "Esses números mostram que a falta de médicos é um problema nacional, que afeta até mesmo o Estado mais rico do nosso país", discursou a presidente, ao lado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Nas próximas semanas, 27 cidades paulistas já começam a ser atendidas com profissionais estrangeiros e brasileiros inscritos no programa do governo. Serão 102 profissionais, 55 brasileiros e 47 graduados fora do País (5% da demanda). Na lista, há argentinos, espanhóis e russos, além dos cubanos, que chegarão pouco tempo depois. Os brasileiros começarão a trabalhar no próximo dia 2, enquanto os estrangeiros atuam a partir do dia 16, depois de um treinamento no País.

A lista ainda não considera a primeira leva de 400 médicos cubanos contratados pelo governo brasileiros por meio de um convênio assinado com a OPAS (Organização Panamericana de Saúde). Esses preencherão vagas em 701 municípios que não foram apontados como opção por nenhum profissional inscrito no Mais Médicos. Dentre eles, estão as cidades paulistas de Embu-Guaçu, Pedreira e Santo Antônio da Posse.

Com a chegada dos médicos em localidades carentes do Estado, as críticas dos tucanos cairão por terra, uma vez que a população, que não tinha médicos, passará a ter. Na semana passada, uma análise do Instituto Teotônio Vilela, ligado ao PSDB, afirmou que o regime de trabalho dos cubanos no Brasil será "próximo ao de servidão, numa relação quase feudal de trabalho". Conforme o programa for resolvendo os problemas da Saúde nos municípios pobres, porém, pode dar a força necessária para que Padilha saia na frente logo no início da disputa ao governo paulista em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”