Guerrilheiro Virtual

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Delator de propinoduto omitiu conta secreta do Cade

247 - Um dos ex-diretores da Siemens que denunciaram a formação de cartel no sistema metroferroviário de São Paulo e Brasília omitiu do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a existência de uma conta secreta em um paraíso fiscal operada por integrantes da empresa no Brasil.

A multinacional alemã usava contas de paraísos fiscais para pagar propina a agentes públicos em diversos países do mundo. A omissão reforça suspeitas de que delatores ainda não contaram toda a história.

Segundo reportagem do Estadão, Newton Duarte, que comandou a diretoria de energia da Siemens do Brasil, assinou um documento de movimentação financeira da conta secreta aberta em 2003. Descoberta em 2011, ela resultou na demissão do então presidente da empresa no Brasil, Adilson Primo.

Sediada no Banco Itaú Europa Luxemburgo, a titular da conta, que movimentou cerca de 6 milhões de euros, era a empresa offshore Singel Canal Services CV, que tinha 99,99% das suas cotas em mãos da fundação privada Suparolo Private Foundation, formada por Adilson Primo e três sócios. 

No Brasil, a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual abriram um inquérito para apurar o envolvimento de políticos do PSDB, no comando do Estado desde a gestão de Mario Covas, no cartel. Ex-presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) Sérgio Avelleda, que ocupou o cargo no governo de José Serra (PSDB) e depois dirigiu o Metrô no governo de Geraldo Alckmin (PSDB), já é réu em ação de improbidade administrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”