Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Fernando Henrique defenestra Serra: “seja realista, o PSDB é Aécio”

A essa hora, fico imaginando os processos que se passam pela cabeça de José Serra.
Sérgio Guerra, o bab… (na definição de Lula), agredi-lo com a declaração de que não teria 3% nas prévias tucanas,  bem…
Está na conta dos ódios entre os dois.
Mas Fernando Henrique, o homem a quem socorreu nas horas mais difíceis, ajudando a varrer para baixo do tapete escândalos que poderiam tê-lo impedido, até, de ser Presidente (uma história que vai acabar aparecendo, não demora), fazer isso?
E, ao contrário, de quem suportar a herança política impediu-lhe de realizar o sonho de ser Presidente?
Se eu escrevesse romances, como gostam de fazer na Veja, a cena de Serra lendo em silêncio, os lábios volta e meia se repuxando para os lados, o ódio injetando-lhe os olhos, ao ler a entrevista da FHC ao Valor seria maravilhosa.
Mas é melhor ficar no bom e velho jornalismo e destacar o que disse o ex-amigo Fernando Henrique:
“ É frágil [a candidatura Serra] Qual é a dificuldade? A dificuldade [para Serra] é que o PSDB em sua imensa maioria está com Aécio. Quer o Aécio. Então, acho que a pessoa tem que ser realista, até que ponto tem sentido se apresentar como candidato ou não. Mas isso só o tempo vai mostrar, se é possível ou não.
Valor: O sr. vê uma diferença grande no processo de escolha desta vez em relação às outras eleições?
FHC: Ah, sem dúvida. Nos outros anos, houve muito mais indecisão. O partido estava mais dividido. Agora não. O que tem é uma aspiração legítima do Serra, mas não é que o partido se dividiu entre um e outro. Neste momento, nos diretórios, que eu saiba, não existe nenhuma cisão dentro do PSDB. O PSDB está ao redor da candidatura do Aécio.
Valor: Há clima para prévias?
FHC: Eu acho difícil. Mas, claro, se o Serra insistir em ser candidato ele tem o direito. Agora o partido também tem a obrigação de dizer: “Vamos resolver isso logo, não pode esperar”. Para não cair nos erros do passado.
Valor: Até quando o sr. acha que o partido pode esperar?
FHC: Primeiro temos que deixar passar o que vai acontecer agora no fim do mês. Não adianta especular antes da hora. Meu palpite é que Serra fica. Se não ficar, muda tudo. Por que é ele e outros. Mas não há tendência nenhuma de as pessoas saírem. Não há. Ninguém. Nenhuma força importante. Até porque as dificuldades do governo [federal] são enormes. Nunca houve conjuntura tão favorável a uma alternativa. Nosso dever é construir essa alternativa, com seriedade, o quanto antes e juntando gente.
Nenhum apelo para que Serra fique, nenhuma palavra sobre a importância de seu apoio, nenhuma concessão sobre a memória eleitoral que o coloca, nas pesquisas, à frente de Aécio.
O máximo que diz é: não devia ir, mas se quiser vá.
Como diria o Paulo Preto: não se abandona um companheiro assim na beira da estrada…
Daí em diante, deixo por conta de cada um imaginar o que Serra fará.
Que ele estivesse disposto a vender caro a primazia tucana para Aécio, é possìvel entender.
Mas exigir-lhe que a entregue de barato e em condições humilhantes, sobretudo depois que admitiu publicamente sua candidatura?
Serra tem cargas poderosas  nos seus porões e o ressentimento é má companhia para estes guardados explosivos.
E, podem crer, ele vai dar sinais disso, publicamente.
E, nada publicamente, começar a destilar seu vingativo chorume.
Por: Fernando Brito
http://tijolaco.com.br/index.php/fernando-henrique-defenestra-serra-seja-realista-o-psdb-e-aecio/

Do Blog Contexto Livre 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”