Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

MP de Contas diz que vai investigar propinão tucano


Investigação  da propina tucana se arrasta há dez anos . Agora, o MP paulista diz que vai investigar. Você sabia que quem nomeia os procuradores para o MP paulista é o  governador tucano Geraldo Alckmin (PSDB)?. Você sabia que o deputado Carlos Sampaio (PSDB), foi promotor do MP de São Paulo?. Você sabia que  Fernando Capez (PSDB)  foi  procurador de Justiça do MP de São Paulo e hoje é deputado do PSDB?.  O processo que apura a propina dos tucanos em São Paulo em contrato firmado pela Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM) com o consórcio Consmac, formado pela CAF e Alstom - investigadas por formação de quadrilha, ao lado da Siemens - demorou dez anos para ser analisado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pela Assembleia Legislativa de São Paulo. E até hoje não chegaram a nenhuma conclusão.  Nessa quarta feira (21),  o jornal Valor Econômico divulgou a notícia que o  Ministério Público de Contas vai investigar os tucanos. Leia a seguir

MP de Contas vai investigar cartel

O Ministério Público de Contas (MPC) de São Paulo designou três de seus nove procuradores para analisar os contratos realizados entre o governo do Estado e empresas suspeitas de formação de cartel no fornecimento de equipamentos e serviços para o Metrô São Paulo e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

A iniciativa segue as investigações de outros órgãos, como os ministérios públicos federal e estadual e a Polícia Federal, que apuram os indícios de pagamento de propina por um grupo de 20 empresas a autoridades de governos tucanos, entre 1998 e 2008.

O primeiro passo dos procuradores é levantar os processos que tramitaram no Tribunal de Contas do Estado (TCE) para possível desarquivamento. Para isso, o MPC aguarda o recebimento de documentos solicitados ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Em maio, o Cade assinou um acordo de leniência com a empresa Siemens, que colabora nas investigações em troca de se livrar de punições.

Os procuradores José Mendes Neto, Thiago Pinheiro Lima e Letícia Formoso Delsin foram designados para cuidar do caso no dia 14 de agosto. É a mesma data em que o presidente do TCE, Antonio Roque Citadini, pediu ao procurador-geral de Contas, Celso Augusto Matuck Feres Junior, que avaliasse a conveniência de ingressar no tribunal com um processo que possa declarar a inidoneidade das empresas envolvidas.

"É uma punição pesada. Não é secundária ou irrelevante. Requer um processo separado. Além disso, exige um quórum qualificado, de quase dois terços [dos conselheiros], o que se justifica porque é uma punição muito dura para a empresa. Obviamente, a decretação de inidoneidade se dará se eles tiverem provas. E as empresas vão ser ouvidas, vão se defender", afirmou Roque Citadini ao Valor.

O presidente do TCE argumenta que - embora parte dos contratos realizados a partir da suposta formação de cartel tenham sido julgados pelo tribunal - o ilícito não seria tão facilmente detectável. "Cartel quase nunca aparece numa licitação, num processo administrativo. É uma questão de natureza penal. As empresas se entenderam entre elas basicamente. Quando há [indícios] o tribunal diz, e se você pegar alguns votos do tribunal, ele já disse: "Aqui propriamente não houve disputa ou foi uma mera encenação de disputa"", justificou.

Citadini nega que a iniciativa de incitar o MPC represente uma inflexão em seu suposto alinhamento com o Executivo estadual - crítica que, ademais, paira como um todo sobre os tribunais de contas pelo país. "Sei que falam muito isso daí, que há vínculos políticos. Mas a verdade é que a nossa relação é impessoal com o governo, quando aprovamos ou quando rejeitamos. afirma Citadini, que advogou para o PMDB no início de carreira e está no TCE desde 1988. Também foi homem-forte do Corinthians entre 2001 e 2004.

Questionado sobre o conselheiro Robson Marinho, um dos envolvidos no escândalo tucano, Citadini diz que a presença dele no TCE não atrapalha o andamento do caso. "O Robson não nos constrange. Ele não está participando de nenhuma decisão dessas daí e a Justiça vai julgá-lo. Não podemos nos antecipar", disse.Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”