Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Ibope: 56% do eleitorado afirmam ter certeza que votará em Dilma

Um terço dos eleitores brasileiros afirma que com certeza" votará em Dilma Rousseff em 2014, e outros 23% dizem que poderão votar nela, segundo a pesquisa Ibope. Com isso, o potencial de voto da presidente chega a 56% - -sete pontos porcentuais a mais do que no levantamento anterior do instituto, feito em julho.

 No caso de Marina, o potencial de voto é de 43% -11% dos eleitores se declaram seguros da escolha e 32% se dizem inclinados a optar pela candidata à Presidência. A situação de Marina piorou nos últimos dois meses: em julho, seu potencial de voto era de 50%, praticamente o mesmo que Dilma obteve na época. Mas, Marina vem caindo na preferência do eleitorado

Na pesquisa Ibope, encomendada pelo jornal O Estado de São Paulo e divulgada na tarde dessa quinta feira (26), quem se destaca em termos de rejeição é José Serra: 47% descartam a possibilidade de votar nele em qualquer hipótese.

 Seu potencial de voto é de 35%. Esse índice é de 33% quando o nome avaliado é o de Aécio Neves, candidato  pelo PSDB. Os que dizem ter certeza da escolha são 5%. 

 O menor potencial de voto da lista avaliada pelo Ibope é o do governador de Pernambuco, Eduardo Campos: 21%. 

No Nordeste, quase metade da população (48%) diz ter certeza de que votará em Dilma. Lá, seu potencial de voto chega a 69% - no Sudeste e no Sul, é de 50% e 53%, respectivamente.

 A pesquisa Ibope também mostra que a  Dilma é bem mais forte no interior que nas capitais e regiões metropolitanas (potencial de voto de 62% e 50%, respectivamente). As cidades maiores foram os principais palcos da onda de protestos de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”