Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Snowden corre perigo na Rússia

 
O ex-consultor da inteligência americana Edward Snowden, refugiado na Rússia, ainda corre perigo, o que impede que sua família vá vê-lo, declarou seu advogado Anatoli Kucherena em uma entrevista publicada nesta segunda-feira.
 
"Ex-colegas de Snowden poderiam aproveitar a chegada de seus pais para descobrir sua localização. Tenho informações que não posso revelar segundo as quais o grau de perigo é muito alto", declarou Kucherena em uma entrevista ao semanário Itogui.
 
Edward Snowden não foi visto em público desde que a Rússia lhe concedeu no dia 1º de agosto asilo político por um ano, depois de ter passado um mês na zona de trânsito do aeroporto Sheremetievo de Moscou, onde chegou no dia 23 de junho procedente de Hong Kong.
 
Washington exigiu em várias ocasiões a extradição de Snowden, acusado de espionagem depois de revelar a existência de um amplo programa americano de vigilância das comunicações em nível mundial.
 
O advogado do ex-consultor de inteligência disse que seu cliente tem guarda-costas particulares, mas "isso não resolve os problemas de segurança". No entanto, Kucherena afirmou que Snowden passeia "livremente pelas ruas". "Se tivesse passado por aqui, não o teriam reconhecido. Basta se vestir de outra maneira e mudar um pouco sua aparência", afirmou.
 
O advogado também declarou que Edward Snowden revelou apenas "uma pequena parte das informações que possui" e acrescentou que não foi requerido pelos serviços secretos russos.
 
Fonte: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”