Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

A crise da Igreja Católica

Por Emir Sader, no sítio Carta Maior:

Apesar do vigor com que o novo Papa ataca os problemas da Igreja, não parece ser suficiente, pela dimensão dos problemas que tem diante de si. Afinal, sendo uma instituição espiritual, é muito mais grave que tenha sido afetada, de maneira tão generalizada, por problemas de corrupção econômica de corrupção moral – estes nas suas formas mais duras, como a pedofilia.

Depois de ter passado séculos como um bastião do conservadorismo em escala mundial, há cerca de meio século, a eleição de João XXIII trouxe um ar fresco e renovado, com as suas Encíclicas e, paralelamente, a teologia da liberação.

Foi um tempo curto, que teve uma nova virada radical com o papado de João Paulo II. Este levou a Igreja a alinhar-se de forma aberta, no período final da guerra fria, com o bloco ocidental, dividindo o comando com Reagan e Thatcher. Com isto, atacou fortemente à teologia da liberação, destruindo assim a galinha dos ovos de ouro da Igreja, sua versão popular, deixando aberto o caminho para o avanço dos evangélicos e para a maior perda de fieis da historia da Igreja.

Este é o primeiro problema a enfrentar – como recuperar fieis, para o que não basta a imagem simpática do Papa e sua primeira visita à América Latina, o continente que era considerado o mais católico do mundo. Já vimos aqui no Brasil como essas viagens tem um efeito momentâneo e muito superficial, mostrando-se incapazes de levar a religiosidade aos jovens, os preferidos pela pregação papal e menos ainda mudar a imagem da Igreja.

Nos problemas mais de fundo, o primeiro, a corrupção, representa em toda sua dimensão, a mudança da Igreja. No começo do capitalismo, a Igreja católica condenava os juros e, com eles, os banqueiros. Em primeiro lugar, porque com os juros a pessoa ganha com o suor do rosto alheio e não com o seu próprio suor. Em segundo, porque o tempo pertenceria a Deus e não ao banqueiro, que lucra apenas com o passar do tempo.

Hoje a Igreja tem bancos – inclusive um que se chama Banco do Espirito Santo – que vive dos juros, especula, e entra nas negociatas financeiras. Essa a fonte da corrupção do Vaticano, com escândalos que se estenderam pelas ultimas décadas. Ontem mesmo o balanço de um dos bancos demonstrou que ele se enriqueceu como todos os outros, apesar da recessão atual na Europa.

A única forma de combater a corrupção, seria terminar com os bancos do Vaticano, o que tiraria a instituição das fontes fundamentais dos enormes recursos que necessita para sua caríssima manutenção. É possível diminuí-la, mas não ataca-la nas suas fontes. Para isso a Igreja deveria depender da contribuição dos seus fieis, no que ela não confia.

Por outro lado, os escândalos sexuais são uma manifestação clara que é impossível uma grande quantidade de pessoas se absterem de atividades sexuais. No caso da Igreja – uma instituição sumamente conservadora nos temas ligados à mulher, ao casamento, ao aborto, ao homossexualismo – se refletiu nas modalidades mais cruéis de vida sexual – a pedofilia. Um fenômeno que se revelou de forma generalizada, não havendo um pais importante para a Igreja em que não se tivessem revelado escândalos dessa ordem.

O novo Papa diz que gostaria de mudar a atitude diante das mulheres, mas não mencionou, até agora, o tema do casamento dos religiosos, que poderia amainar o fenômeno.

Em suma, os problemas da Igreja são estruturais – os bancos, a sexualidade -, e parece não bastar a boa vontade do Papa para poder enfrenta-los. Ainda que o faça, não seria suficiente para recuperar a imagem da Igreja e seu vigor espiritual, a ponto de chegar aos jovens e aos a deixaram para buscar outras alternativas.

O papel da Igreja Católica entrou em declínio no mundo e nada parece indicar que essa tendência possa ser revertida.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”