Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

A SECOM afogou-se em Libra

Dar ao brasileiro o direito de ter orgulho do Brasil – e da Petrobras
Lamentavelmente, o leilão do poço de Libra – clique aqui para ler “Viva o leilão: Lula retomou a Petrobras do Príncipe da Privataria” – se desenrolará num ambiente de desconhecimento e protestos.

Protestos, tudo bem.

Isso aqui é uma democracia mitigada – e ainda mais será se a farsa da biografia autorizada prevalecer, como diz o Dias – e a bronca é sempre livre.

O ambiente de desconhecimento é que poderia ser evitado.

O PiG (*) conseguiu estabelecer algumas premissas – sempre – falsas.

Que o leilão será um fracasso porque as maiores americanas passaram a se concentrar no Golfo do México, já que o presidente Peña Nieto vai “conceder”, à moda do Príncipe da Privataria.

Que o leilão é estatizante, porque quem vai mandar no pedaço é a Petrobras.

Ou que o leilão é privatizante, porque a Petrobras terá que se associar a outra empresa.

(A coerência é um das marcas do Golpe …)

Que a Petrobras estará quebrada, se não houver um dramático mega-inflacionário aumento da gasolina.

Porque se não houver o aumento, ela quebra.

Que a indústria nacional não tem bala para produzir sua fatia de “conteúdo nacional” ao fornecer à Petrobras.

Como era no tempo em que a Petrobrax gerava emprego em Cingapura.

Que a Petrobras não tem engenheiros.

Geólogos.

Marceneiros.

Ascensoristas e telefonistas.

O leilão de Libra é um marco.

Faz História.

É uma injeção de US$ 500 bilhões na veia da economia brasileira, com a criação de 87 milhões de empregos (!) em 30 anos …

Até o Globo Overseas diz que será “crucial”.

E prevalece, porém, o desentendimento sobre o leilão.

Poucos se lembram da dramática votação da lei do pré-sal no Congresso.

Era a hora de a SECOM fazer um favorzinho ao brasileiro – o que bronqueia e o que não bronqueia.

E preparar um kitizinho de informações básicas.

Simples.

Desmentir, um por um, os argumentos do Adriano Pires – quando crescer eu quero ser o Adriano Pires – o Príncipe dos “ideólogos” anti-Petrobras que a Globo insiste em divulgar.

Ou os do Davizinho, genro do Príncipe, que, na Agência Nacional do Petróleo e, hoje, em consultoria privada, combateu e combate o monopólio da Petrobras – e, portanto, sobe ao púlpito da Globo Overseas, nos dias em que o Adriano está de folga.

A SECOM pegaria um redator razoavelmente treinado em pseudo-economia e pseudo-geologia, enumerava as teses do Adriano e do Davizinho e preparava um trabalho de esclarecimento.

Na imprensa escrita, na televisão … onde fosse.

Porque, afinal, o leilão de Libra é tão crucial, que seria um serviço aos brasileiros pode subir esse degrau e chegar lá em cima, com o peito cheio de orgulho do Brasil.

E dizer, puxa, que bom que não sou mexicano !

Puxa, que bom que quem encosta no Príncipe da Privataria não se elege vereador em Higienópolis.

O Brasil soube repudiar a política da privataria.

E agora poderia se vangloriar disso – e da Petrobras.

Mas, a SECOM parece preferir soltar notinhas de informação inútil a colonistas (**) globais.

Paulo Henrique Amorim

(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista

(**) Não tem nada a ver com cólon. São os colonistas do PiG (*) que combateram na milícia para derrubar o presidente Lula e, depois, a presidenta Dilma. E assim se comportarão sempre que um presidente no Brasil, no mundo e na Galáxia tiver origem no trabalho e, não, no capital. O Mino Carta  costuma dizer que o Brasil é o único lugar do mundo em que jornalista chama patrão de colega. É esse  pessoal aí.

 
Do Conversa Afiada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”