Guerrilheiro Virtual

terça-feira, 29 de outubro de 2013

De Perdizes a Cachoeirinha, perfil de 'black blocs' presos é variado

ROGÉRIO PAGNAN
DE SÃO PAULO 

Entre os presos em São Paulo na sexta-feira sob suspeita de participar de atos violentos promovidos por adeptos da tática "black bloc" há jovens de diferentes perfis, moradores de áreas nobres e da periferia. 

Eles foram presos durante protesto organizado pelo MPL (Movimento Passe Livre), na região central de São Paulo. 

Ao todo, 92 pessoas foram levadas para distritos policiais da região, 81 foram liberadas após serem registradas. 

Os oito adultos que continuavam presos até a noite de ontem foram indiciados sob suspeita de crimes como danos ao patrimônio, formação de quadrilha, uso de explosivo e tentativa de homicídio. 

Três menores de idade também foram apreendidos e encaminhados à Fundação Casa (antiga Febem). 

O mais velho do grupo tem 23 anos. Cinco têm menos de 20 anos, excluindo os adolescentes (todos de 16 anos), segundo os boletins de ocorrência consultados pela Folha

Eles são moradores de bairros como Perdizes, Vila Mariana, Limão, Parque São Rafael, Cachoeirinha, Jardim Helena e Vila Alpina. 

Metade deles é da capital. Apenas um não é paulista. 

Entre os que continuam presos está Paulo Henrique Santiago dos Santos, 22, estudante de classe média que mora em Perdizes (zona oeste). 

O rapaz foi indiciado sob suspeita de tentativa de homicídio, por supostamente ter participado do espancamento do coronel da PM Reynaldo Simões Rossi. 

O policial militar Márcio Yukio Yoshino, que ajudou a salvar o oficial das agressões do grupo, aponta Santos como um dos autores da agressão. O rapaz nega. 

Os outros suspeitos são apontados pelos policiais como integrantes do grupo que participou da depredação do terminal Parque D. Pedro. 

ESCOLARIDADE
 
Entre os manifestantes que continuavam presos ontem, apenas Santos é estudante universitário. Cinco pessoas concluíram o ensino médio e dois apenas o fundamental. 

Parte deles diz estar trabalhando. Na lista das ocupações estão: ajudante de cozinheiro, conferente, vendedor, comerciário e fotógrafo. Um deles disse estar desempregado.

Procurado pela Folha, o advogado André Luiz Zanardo, um dos defensores dos presos, não quis se manifestar ontem. 

A Secretaria da Segurança não soube informar se algum dos presos deles tem antecedentes criminais. 

De acordo com a polícia, um inquérito foi instaurado para tentar apurar a participação dos outros suspeitos. O objetivo é "individualizar a conduta de cada um". 

Após a prisão dos suspeitos, o delegado Domingos Paulo Neto afirmou, durante o final de semana, que os outros estão sendo investigados. 

"É preciso ter muita cautela. Aqueles que forem surpreendidos em flagrante, com a conduta individualizada, são recolhidos ao cárcere." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”