Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

O tiro saiu pela culatra

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Hoje é um dia decisivo.

Há duas grandes questões que estarão definidas ao final desta quinta-feira.

O TSE julgará a causa da Rede, se aceita ou não o seu registro. A tendência é não aceitar. Mas convêm esperar uma definição antes de fazer análises mais elaboradas.

Outra questão é o troca-troca partidário. Esta se estende até o sábado, mas hoje é o dia decisivo, porque os parlamentares costumam viajar para suas bases na sexta-feira e sábado é sábado. É hoje, portanto, que a maioria das migrações serão realizadas.

Amanhã será possível, portanto, fazer uma análise mais completa da situação, mas hoje já é possível adiantar algumas observações preliminares.

E a mais importante é que o tiro saiu pela culatra.

A oposição estimulou a criação do Solidariedade, presidido pelo deputado Paulinho da Força, porque havia expectativa de que ele se uniria à campanha do PSDB em 2014. Expectativa esta criada pelo próprio Paulinho, que deu declarações agressivas contra Dilma, a quem chamou de “inimiga”.

Pois bem, alguns dias depois de criado, o Solidariedade dá um pinote e a maioria de seus novos membros rechaça aderir à oposição. Antes, tendem a apoiar Dilma.

A coluna de Merval Pereira de hoje, intitulada “A atração do poder”, expressa bem a perplexidade da oposição com esta reviravolta.

Toda aquela ladainha contra um suposto “casuísmo” do congresso, que quis vetar a transferência de tempo e dinheiro do parlamentar que migra para outro partido, agora se volta contra a oposição. PPS e PSB, que reagiram com ira à medida, perderam esta semana 2 e 6 deputados, que carregarão consigo seu tempo de tv e recursos partidários.

O outro partido novo, o Pros, já nasceu governista e assim deve ficar.

O levantamento feito até o momento pela imprensa indica que a oposição, mais uma vez, é a principal vítima da infidelidade partidária. E refiro-me não apenas à oposição partidária, mas às alas oposicionistas dentro dos partidos da base.

O quadro até o momento é este, segundo o Globo:

Com Marina fora do páreo, a única terceira via com alguma chance de crescer em 2014 é o PSB.

Entretanto, o partido apostou alto e já perdeu muitas fichas. No Rio, o PSB perdeu a segunda economia do estado, com a desfiliação de Alexandre Cardoso, prefeito de Caxias. Vários deputados estaduais do PSB-RJ estão migrando para o PMDB, insatisfeitos com a decisão da Executiva Nacional de não apoiar a reeleição da presidenta. Perdeu também um governador, Cid Gomes, e um quadro estratégico, Ciro Gomes.

Apesar da alegada vontade de alçar vôo próprio, o PSB, na prática, está se alinhando à oposição, conforme revela este infográfico da Folha:

O PSB pratica uma jogada de alto risco, porque o seu crescimento aconteceu sob os auspícios de sua aliança com o lulismo. Ao inverter sua estratégia e se aliar preferencialmente com o PSDB, os socialistas podem se tornar um novo PPS.

Na minha opinião, Eduardo Campos está cometendo um erro. Se ele apoiasse a reeleição de Dilma, poderia fazer seu partido crescer ainda mais, e vir com muito mais força em 2018, quando o PT deverá enfrentar, provavelmente, uma crise de cansaço do eleitor.

Por outro lado, eu entendo e respeito a decisão de Campos. Ele quer viver a aventura, certamente incomparável, de uma eleição presidencial, que lhe conferirá um recall importante para pleito seguinte. Ele está entrando no pleito não para ganhar, mas para acumular capital político para 2018.

A presença de Campos, de qualquer forma, enriquecerá o debate eleitoral, assim como a de Marina Silva também o faria.

Os horizontes voltaram a se azular para Dilma Rousseff, mas a presidenta terá de lembrar o verso de um poeta francês, que temia o inverno por ser a “estação do conforto”. Com a oposição enfraquecida e as ruas mais sossegadas (com exceção do Rio), o maior adversário de Dilma volta a ser o seu próprio governo.

O governo não pode dormir no ponto. Tem que oferecer à sociedade, em especial à juventude, uma plataforma política sólida, confiável e coerente, sobretudo no campo da educação. A aprovação popular ao programa Mais Médicos e à vinda de cubanos ajudou a desmascarar um mito: as ruas não são conservadoras. Nas “jornadas de junho”, houve um momento em que a direita ocupou bastante espaço, mas foi breve. A direita se empolgou com o sentimento antigovernista que aflorou nas ruas, mas logo em seguida se decepcionou ao constatar que era um antigovernismo igualmente anticonservador.

O jovem apartidário, por um momento visto como um herói pela mídia, o elemento que salvaria o país das garras do PT, revelou-se tão ou mais crítico à mídia do que ao governo.

Quem poderia imaginar que teríamos enormes e criativas manifestações contra a Globo acontecendo em todo país?

Lula já percebeu que a bandeira da democratização da mídia é a única que une todas as esquerdas, além de ligar-se umbilicalmente aos debates sobre a reforma política. Sem um sistema de jornalismo e informação mais democrático e mais plural, uma reforma política poderia degenerar em retrocesso.

A blogosfera tem conseguido algumas importantes vitórias políticas sobre a mídia corporativa, mas será um erro se o governo entender, com isso, que não precisa mais debater mudanças no marco legal das comunicações. Até porque não se trata mais somente de uma questão política. A democratização da mídia pode ser o que o Brasil precisa para acordar forças adormecidas por décadas de cultura televisiva narcotizante, liberando forças econômicas e culturais aprisionadas por muito tempo.

Dilma pode até ganhar, com relativa facilidade, as eleições de 2014. Mas uma coisa é ganhar eleições, muito mais difícil é governar. A tensão de classe promete explodir nos próximos anos, e os estratos superiores tendem a radicalizar. Os pobres vão querer mais serviços e os ricos, menos impostos. A única maneira de lidar com isso é oferecendo ao país uma plataforma de debate mais democrática e plural, porque a gente sabe muito bem de que lado estão e estarão os grandes meios de comunicação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”