Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

“Vamos conversar fiado”? O fiasco da cantada política de 2ª categoria


bommoco

“Vamos conversar fiado”? O fiasco da cantada política de 2ª categoria

Merval Pereira hoje, em O Globo, anuncia uma ofensiva de mídia de Aécio Neves.

Desta vez, pela internet.

A cara de pau de um “analista” político que sabe que a mídia – inclusive a de internet, os grandes portais – é toda ela oposicionista é tão grande que ele chega a dizer que Dilma está à frente das pesquisas por conta da internet.

“A assimetria do acesso aos meios de comunicação entre potenciais candidatos a presidente e a própria presidente tentando a reeleição tem sido salientada por Aécio Neves e outros, como o governador de Pernambuco Eduardo Campos, que atribuem a ela a dianteira que a presidente Dilma abre nas pesquisas de opinião.”
 
Ora, até uma miniatura mental como Merval Pereira sabe – e ele cansou de escrever – que “as redes sociais” eram as principais fomentadoras dos protestos e do oposicionismo revelado em parte das manifestações de junho. Como foram das pressões sobre Celso de Mello, como são e serão sempre que o debate for superficial e passional.

Claro que ser supérfluo ou passional não é privilégio da oposição.

O problema é que quando não se é propositivo, isso é muito mais fácil.

E a oposição tucana não pode ser propositiva, porque suas propostas reais são, simplesmente, obscenas.

Ou será que alguém acha que se pode propor desnudamente coisas como aumentar os juros, entregar o petróleo, arrochar os salários, reduzir gastos sociais, acabar com uma política externa independente e outras tucanagens com o Brasil?

Essa é a razão de escolherem esta linha do “vamos conversar”, uma conversa fiada que, como falei antes, parece destas cantadas baratas de quem não tem com o que cativar ninguém.

O que Merval não suporta, isso sim, é o pingo de democracia que a internet nos dá de contraditar a “onda da mídia”.

Ele, com seus bigodes afetados e seu fardão bordado, ser desafiado por uns encardidinhos da plebe?

A ofensiva do “vamos conversar” vai deixar Aécio no celibato eleitoral, escrevam. Isso é apenas cobertura para a verdadeira campanha da direita na internet, que foi despudoradamente descrita pelo neoneoliberal Rodrigo Constantino, em seu espaço na Veja – poupo-me dos comentários sobre o autor, colega de merval no Millenium:

“Preencha esse vácuo, Aécio. Suba o tom, deixe claro que não apenas discorda do governo petista, mas abomina tudo aquilo que essa corja autoritária tem feito com nosso país. Fale abertamente que, com você, o Brasil não será a próxima Venezuela ou Argentina mas, ao contrário, voltará a abraçar o respeito à democracia republicana, e que os Estados Unidos devem ser amigos e aliados, não a ditadura cubana.” 
 
Essa vai ser a tônica da campanha na internet, não aquele “o que acha de irmos para um lugar mais tranquilo” do marqueteiro aecista.

Porque, deste jeito “macarrão sem sal e sem molho”, Aécio vai ficar estacionado no meio do salão e a direita pega o mesmo Serra cansado de guerra e diz, “vambora, meu velho, que esses meninos são muito sem graça”.

Por: Fernando Brito
 
Do Blog TIJOLAÇO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”