Guerrilheiro Virtual

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Papéis que acusam PSDB de receber propina são conhecidos do MP de São Paulo desde 2009

Documento que tucanos dizem ter sido forjado é conhecido desde 2009

Autoria é atribuída a executivo que deixou Siemens em 2007 e colabora com investigações de cartel

Alguns dos documentos que despertaram a ira dos tucanos contra o PT nesta semana circulam há quatro anos pelas mãos de autoridades que investigam os negócios do governo de São Paulo com a multinacional francesa Alstom e a alemã Siemens.

Líderes do PSDB acusaram o PT de forjar esses papéis para incriminar os tucanos e atenuar o impacto das prisões de petistas , mas alguns dos documentos que vieram à tona agora eram conhecidos do Ministério Público de São Paulo desde 2009.

Em junho, a Polícia Federal anexou esse conjunto de papéis ao inquérito que investiga a atuação de um grupo de empresas que teria combinado preços em licitações do Metrô e da CPTM desde 1998, num período em que o Estado foi administrado por sucessivos governos do PSDB.

Existem três documentos. O mais antigo é uma carta anônima escrita em inglês e enviada ao ombudsman da Siemens na Alemanha em junho de 2008. Ela denuncia propinas em licitações das quais a empresa participou e fala em pagamento de propina, sem citar nomes.

Há também entre os papéis uma versão em português da carta, com o acréscimo de um parágrafo que aponta o PSDB como destinatário da propina e outras mudanças. Nesta semana, os tucanos exibiram essas diferenças como se fossem evidência de que os documentos foram falsificados.

O terceiro documento é um relatório mais recente, que oferece mais detalhes sobre licitações que a Siemens teria ajudado a fraudar e cita políticos do PSDB que teriam ligações com lobistas que teriam distribuído a propina paga pelas multinacionais.

Nenhum dos papéis tem assinatura, mas sabe-se que a carta de 2008 foi enviada pelo ex-diretor da Siemens Everton Rheinheimer, que deixou a empresa em 2007 e hoje colabora com investigações conduzidas pela PF, pelo Ministério Público Federal e pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Os outros dois documentos contêm informações que o executivo já havia apresentado antes a assessores da bancada do PT na Assembléia Legislativa de São Paulo.

A versão em português da carta enviada à Siemens foi recebida pelo Ministério Público Estadual em 2009 e chegou a ser divulgada pela revista "Carta Capital" na época.

LOBISTAS

Além de apontar o dedo para o PSDB, ela dá nomes de dois lobistas e de empresas de consultoria que teriam auxiliado as multinacionais a repassar propina a políticos e diretores do Metrô e da CPTM.

O relatório de abril foi revelado há uma semana pelo jornal "O Estado de S. Paulo" e é datado de 17 de abril deste ano. Ele diz que o atual chefe da Casa Civil, Edson Aparecido, principal auxiliar do governador Geraldo Alckmin, recebeu propina do lobista Arthur Teixeira, o que ele nega.

O relatório afirma que outros três secretários do governo Alckmin têm relações com Arthur Teixeira: Jurandir Fernandes (Transportes Metropolitanos), José Aníbal (Energia), e Rodrigo Garcia (Desenvolvimento Econômico).

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse nesta semana que encaminhou a papelada à PF após recebê-la das mãos do deputado estadual licenciado Simão Pedro, secretário da Prefeitura de São Paulo Na Folha
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”