Guerrilheiro Virtual

sábado, 9 de novembro de 2013

Serra diz que PSDB é como Madame Bovary. E tem razão


Não é agradável admitir, mas José Serra tem razão ao falar de seu próprio partido.

Ontem, durante palestra organizada pela juventude tucana (?) em São Paulo, ele, segundo o Estadão,  ”citou o clássico Madame Bovary, de Gustave Flaubert, para dizer que o PSDB tem a síndrome do “bovarismo” porque “tem necessidade de ser aceito pelo PT”.

- Que me desculpem as mulheres, pois a coisa é mais complexa do que isso. Mas o problema da Madame Bovary é querer ser aceita pelo outro lado. Ela vai à loucura, quebra a família e trai o marido com Deus e todo mundo para ser aceita. O PSDB tem um pouco do bovarismo, de precisar ser aceito pelo PT.

Eu tive o cuidado de enviar um email ao meu querido Antonio Mello, especialista em Madame Emma Bovary e autor do romance “Madame Flaubert”  para uma análise mais, digamos, literária do que disse Serra.

Mas acabo tendo de dar razão ao coiso, exceto na parte de trair o marido “com Deus e todo mundo”, que é de uma pobreza de compreensão que a obra não merece.

Aécio Neves não passou a semana tentando propor melhorias no Bolsa Família – algo que ele nunca propôs antes? Não é uma coisa deprimente, como se ele quisesse dizer que “é mais PT do que os petistas”, embora todo mundo saiba que eles tem horror a isso que chamam de assistencialismo?

Serra foi direto em outra destas.

“Usou o leilão do campo petrolífero de Libra para exemplificar sua metáfora e mostrar que o partido não sabe criticar o governo Dilma Rousseff. “Eles fazem um leilão mal feito, como o do Campo de Libra. O que faz o PSDB? Sai dizendo: ‘olha aí, eles falaram que eram contra a privatização, mas estão fazendo’. Isso dá voto? Nenhum.”, afirmou.

De fato, o “eles são iguais a nós” é o mesmo do que o “nós somos iguais a eles”. E, numa ou noutra ordem, inconvincente.

Mas o que mais me impressionou foi ter acabado de assistir a entrevista de Fernando Henrique Cardoso a Kennedy Alencar (veja o post abaixo) e ter ouvido o ex-presidente resmungar, sentido, que Lula não é generoso com ele, deixando de reconhecer as coisas boas de seu governo.

Quais? Segundo FHC o fato de ter enfrentado uma crise por causa de Lula ser favorito nas eleições e, vejam só, ter conseguido “um bolsão” com o FMI para que o petista pudesse governar.

Deve ser o Bolsa-Falência, que se existisse ia ter o Eike Batista como candidato a receber de FH.

Enfim, Serra estava inspirado. E feliz como pinto no lixo com a crise que vai se revelando na crista baixa de Aécio e do “Tio Fer”. Chegou a dizer que muitos tucanos “trabalham contra o erário”, algo bem ousado nesta época de Siemens e Alstoms.

Se ele tiver mais duas crises de sinceridade como a de ontem, o PSDB implode.

Fernando Brito No Tijolaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”