Guerrilheiro Virtual

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Te cuida, Azeredo: mensalão tucano em 2014

247 – Após 16 anos do ocorrido, o mensalão tucano poderá ser julgado no primeiro semestre de 2014. Relator do processo no STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Luís Roberto Barroso tem pressa em concluir a questão, após o desfecho da AP 470. "Vou julgar o mais rápido que o devido processo legal permitir", disse.

O esquema desviou recursos públicos para a campanha à reeleição do ex-governador de Minas Gerais e atual deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB), em 1998, conforme denúncia da Procuradoria-Geral da República. 

O escândalo só veio a tona na apuração do caso petista de compra de apoio parlamentar, em 2005, porque o esquema também era operado pelo publicitário Marcos Valério.

Mas ação chegou à corte ainda em 2003, dois anos antes, portanto, das primeiras acusações do chamado mensalão do PT, que abalaram o governo petista e redundaram na Ação Penal 470. O Congresso em Foco revela que, em maio do ano passado, o então presidente da corte, Carlos Ayres Britto, chegou a chamar o julgamento da ação cível, aquela que permite a recuperação de recursos desviados, do mensalão mineiro. Mas por algum motivo que nem Ayres Britto nem os demais ministros sabem explicar, o processo saiu da pauta. E não voltou mais. Enquanto a ação cível contra os tucanos não sai da gaveta, o Supremo já condenou 25 réus envolvidos no esquema de desvio de dinheiro montado pelo PT e analisa agora os respectivos recursos.

De acordo com o calendário da apuração do esquema tucano no STF, Azeredo tem até a próxima sexta-feira para pedir providências da ação penal contra ele. Depois, o relator abrirá prazo para as alegações finais da defesa e do Ministério Público Federal. Ao proferir o voto, o caso é encaminhado ao presidente do Supremo, que definirá a data em que a ação será posta na pauta do plenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”