Guerrilheiro Virtual

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Volta a 1964: EUA, empresários e gorilas

Por que Gaspari não registra Dreifuss na bibliografia?
 
 
O jovem secretário da embaixada americana deu posse ao sucessor de Jango

Como se sabe, nesse ano da Graça de 1964, a Editora Intrínseca promoveu uma sutil operação de marketing para anunciar uma bomba: John Kennedy, o herói de Camelot, tinha decidido dar um Golpe no presidente constitucional João Goulart.

A “bomba”, como se sabe, estava inteira no filme – imperdível – “O Dia que durou 21 anos”, e os parvos pigais que abrigaram o “furo” não se tinham dado conta.

O professor Belluzzo achou muita graça do “furo”: estava inteiro no livro do embaixador americano Lincoln Gordon, co-autor do Golpe de 1964”.

O “furo” n’água faz parte da publicação virtual da obra do historialista – não é jornalista nem historiador – de múltiplos chapéus, responsável por proposição – só no Brasil … – extravagante: Ernesto Geisel foi um “sacerdote” e Golbery um “feiticeiro”, que deram o Golpe quando quiseram e com ele acabaram quando assim entenderam.

O saldo da obra dos dois foi reconstruir a Democracia Brasileira, como se fossem George Washington e Thomas Jefferson, nessa ordem, os Founding Fathers, os Fundadores da Pátria.

Só no Brasil.

A propósito do “furo”, amigo navegante de fulminante memória enviou o comentário que se segue:
A descoberta do Elio Gaspari é como abrir a porta arrombada. Basta ler “1964: a conquista do Estado – ação política, poder e golpe de classe””, de René Armand Dreifuss, que o autor, aliás, não cita, sintomaticamente em sua seleta bibliografia…

Dreifuss era uruguaio, professor de Ciência Política da Universidade Federal de MG, que escreveu “1964” em 1981.

É o mais minucioso, extenso e implacável levantamento do trabalho conjunto do Governo americano, dos empresários brasileiros e americanos, e dos gorilas brasileiros e americanos para derrubar o Jango.

São 800 páginas de documentos na veia.

Como os americanos botaram dinheiro no Brasil para derrubar Jango, desde a frustração com Janio.

De onde saía o dinheiro.

Para onde ia.

O papel de organismos como o IBAD e o IPÊS para corromper a imprensa e o Legislativo.

O papel sinistro de Golbery, o gerente da loja, e seu escrivão atento e multifacetado, o romancista José Rubem Fonseca – deve ser por isso que ele é tão discreto.

Aí, o Gaspari vai para o Smithsonian Institution, do Governo americano, em Washington, e volta de lá com uma tese bizarra: os americanos e os empresários brasileiros não tem culpa de nada.

São uns ingênuos, ineptos ou retardatários.

Só houve o Golpe porque o general Mourão, um tresloucado, saiu às pressas de Juiz de Fora e surpreendeu todo mundo.

E Jango caiu porque era uma Maria Antonieta – que comam brioches !

Um diletante, um frívolo, que só pensava em pernas – de coristas e de cavalos.

E, agora, para se fazer de isento, tenta inculpar quem já era culpado: o Kennedy.

Como diz você, caro ansioso: viva o Brasil !”







Navalha
O ansioso blogueiro recomprou o livro de Dreifuss no Sebo Virtual.

Trata, por exemplo:

Do programa de assistência militar do governo americano na zona do canal do Panamá, onde militares brasileiros eram treinados;

Da Consultec, uma empresa de lobby financiada pela Hanna Mining Company, dirigida por Roberto Campos, que veio a dar musculatura a todos os programas econômicos do primeiro Governo militar.

A Hanna se apropriou da Mineração Morro Velho e ofereceu caminhões para as tropas rebeldes derrubarem Jango.

A Federation of American Chambers of Commerce, que reuniu câmaras de comércio americanas nas Américas para defender os investimentos americanos – e combater o comunismo.

O Council for Foreign Relations, centro de “estudos” da família Rockefeller, em Nova York, outro think tank golpista.

Kennedy combinou com o patriarca David Rockefeller o golpe contra Jango e ele se incumbiu de reunir 37 empresários americanos para participar do financiamento da conspiração.

O papel de agência de publicidade “Promotion”, financiada por dinheiro americano, que derramava publicidade nos órgãos do PiG (*), a começar pelos de Chateaubriand e o Globo.

O IPES, instituto de “pesquisas” dirigido, na prática, por Golbery, que tinha a função de coordenar e planejar o Golpe, e preparar a opinião pública, como apoio frenético de Rubem Fonseca, e subalterno, desde sempre, de Heitor Aquino.

A ligação de pessoas, ideias e lavagem de dinheiro que se realizava entre o IPES, as associações industriais e comerciais, especialmente de São Paulo e do Rio, a Escola Superior de Guerra e a embaixada americana.

Como o Governo americano derramou dinheiro nas eleições de 1962.

O dinheiro vinha da generosa “Aliança para o Progresso”, que cuidava do progresso dos investimentos americanos, e do desvirtuamento dos recursos do Fundo do Trigo, que, teoricamente, era para o Brasil comprar trigo americano – e ia para o Golpe.

Na página 172, Dreifuss mostra que quando Vernon Walters, o chefe da CIA no Brasil durante o Golpe, chegou para ser “adido militar” já sabia que Kennedy “não se oporia à deposição do governo de Joao Goulart, se fosse substituído por um estável governo anticomunista que ficasse do lado do mundo ‘livre’ ocidental.”

Na página 215, um episódio constrangedor, que mostra a intimidade americana com o Golpe: 

“… durante a madrugada em que Auro de Moura Andrade declarou estar vaga a presidência, já que Joao Goulart deixara Brasília )mas estava em território brasileiro – PHA), alguns parlamentares se dirigiram ao Palácio do Planalto, que estava totalmente escuro, devido a corte de energia. Eles acompanharam o ato que reconhecia Ranieri Mazzili como presidente e, depois que alguns fósforos foram acesos, o Deputado Luiz Viana Filho reconheceu a seu lado Robert Bentley, o jovem secretario da embaixada americana.” 

Viva o Brasil !

Paulo Henrique Amorim

(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”