Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

"O governo de Maduro deve actuar com mais energia"

James Petras 

entrevistado por Héctor Vicente
 
Héctor Vicente: Começamos com a situação na Venezuela. Aqui em Montevideo reuniu-se hoje a Mesa Directiva do Parlasul (Parlamento do Mercosul) e nela o presidente uruguaio, José Mujica, disse que"há um caldo de cultura muito aborrecido na Venezuela" e a declaração aprovada lamenta "a escalada de violência que se desencadeou no país" e exorta ao diálogo para terminar com a violência. Que reflexão lhe merecem estas declarações? 

James Petras: Bem, o diálogo é sempre uma boa ideia uma vez que os interlocutores da oposição abandonem a violência e os esforços para provocar um golpe de Estado. Há uma oposição que funciona dentro da Constituição, respeita a lei e o processo político e pode-se pensar no diálogo com eles, para ver como tranquilizar o país e resolver alguns problemas. 

Mas quando tratas com terroristas que actuam com coqueteis molotov, que queimam edifícios e homens das patrulhas, é o momento de aplicar a lei. É o momento de encarcerar os violentos, os terroristas.

Nesse sentido, Mujica tem que levar em conta com quem vai dialogar, porque se no Uruguai um sector da direita começa a queimar os campos de cultivos, se entram no Palácio do governo atirando coqueteis molotov, estou certo de que vai chamar o exército ou a polícia, para encarcerar os terroristas. 

Então poderíamos dizer que Mujica tem – como sempre – a metade da verdade e da racionalidade quando pede ao governo que abra um diálogo com a oposição. Mas há que distinguir entre oposição constitucional e oposição terrorista. 

HV: Nas últimas horas o governo venezuelano denunciou com provas concretas a ingerência dos Estados Unidos no seu país e expulsou três funcionários diplomáticos da Embaixada dos EUA em Caracas. 

JP: Trata-se de um acto com uma base fundamentada, porque os acusados funcionaram nas universidades como assessores e financiadores do sector mais violento dos manifestantes. Eles não funcionam como diplomatas, estão a funcionar como assessores do terrorismo. 

O facto de que Washingto, de forma aberta e descarada, esteja a intervir em marchas e protestos é uma razão clara para expulsá-los. Por isso creio que Washington queria provocar a expulsão, eles estão procurando voltar a romper as relações com a Venezuela porque estão na onda do golpe e, nesse caso, querem um campo aberto de colaboração com os terroristas. 

No mesmo momento que as expulsões estavam a caminho, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, saiu em defesa de Leopoldo López que é o cabecilha do grupo opositor mais violento, auto-denominado "Vontade popular". Este grupo estava a incitar a tomada do controle das ruas e incitava à violência. Declararam abertamente que vão derrubar o governo e eliminar os processos eleitorais. 

A próxima etapa é amanhã (18) terça-feira, quando este senhor Leopoldo López está a convocar uma marcha para entregar-se às autoridades. Mas este é outro pretexto. Porque ele quer ter apoio nas ruas no momento em que se entregue. 

O senhor Leopoldo López é um duplo entreguista: primeiro entregou-se a Washington e agora quer por frente aos violentos sua entrega ao governo venezuelano para provocar mais violência. Esta forma de entregar-se, culminando uma marcha, parece-me uma enorme provocação, porque ele quer apresentar-se como mártir com apoio popular. 

É uma manobra muito perigosa deste senhor, que é um agente violento dos piores sectores dos representantes dos Estados Unidos. Leopoldo López é um terrorista sem nenhum antecedente democrático, é um personagem que procura a provocação e amanhã actos de violência, no momento em que Washington aumenta a tensão. Washington está a lançar uma campanha neste momento considerando Leopoldo López como um líder da oposição. É um pretexto que devemos desmascarar. Amanhã terça-feira é um dia decisivo para os violentos e os norte-americanos. 

HV: Campanha que se desenvolve nas ruas e também nos meios de comunicação, porque o governo da Venezuela denunciou também a tergiversação, a manipulação mediática, inclusive utilizando fotos forjadas. 

JP: Sim, o governo deve intervir nos media. Nenhum governo pode tolerar meios de comunicação a fomentarem aberta e descaradamente o terrorismo. Nenhum governo, europeu, norte-americano, de parte alguma, poderia tolerar media vinculados a poderes subversivos – internos e externos – e que estão na primeira linha para incitar um golpe de Estado. 

Devem intervir nos media em seguida e devem encarcerar López antes da marcha e não depois quando já mobilizou toda a canalhada em Caracas. 

Creio que o governo de Maduro deve actuar com mais energia. É impossível pensar que terroristas deste quilate poderiam funcionar em qualquer país democrático. Não conheço nenhum governante que possa permitir coqueteis molotov e considerá-los oposição pacífica democrática. É a grande mentira de Washington, a grande mentira da BBC, do New York Times, chamá-la oposição pacífica democrática. 

Creio que é demasiada light a resposta de Nicolás Maduro, demasiado tolerante. Devemos recordar que há dois exemplos no tratamento de oposições violentas. O caso de Allende no Chile, que tolerou a oposição violenta até que deram o golpe de Estado; e a outra é a resposta de Fidel Castro em Cuba frente aos ataques violentos, que terminou quebrando as costas do terrorismo e consolidou a revolução. 

Acredito no mesmo, ou se rompe da cabeça desta oposição para permitir a democracia ou corre o risco de que se passa na Venezuela o que se passou no Chile e outros países democráticos, que toleraram demasiado. E as consequências de um golpe na Venezuela são terroríficas, porque os fascistas vão lançar um expurgo maciço e sangrento. Prefiro 300 terroristas encarcerados a 30 mil militantes e pobres mortos. 

HV: Amanhã (18) é um dia chave pelo que possa acontecer nessa marcha. 

JP: Sim, creio que podemos esperar ver um teatro de violência, a entrega de López é simplesmente o detonador para a confrontação. Eles querem ver sangue nas ruas para uma escalada violenta. Creio que estamos à beira de uma grande confrontação.  

A entrevista em audio está em www.ivoox.com/...
 
Acerca da Venezuela ver também:
  •  
    Do Gilson Sampaio

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    ”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”