Guerrilheiro Virtual

terça-feira, 27 de maio de 2014

EM CASA, AÉCIO E CAMPOS ENFRENTAM DIFICULDADES

:
Presidenciáveis da oposição não esperavam por essas; em seus redutos, Aécio Neves e Eduardo Campos sofrem com o baixo desempenho de seus pré-candidatos a governador; em Pernambuco, socialista Paulo Câmara registrou apenas 7% de intenções de voto na última pesquisa Vox Populi, contra 55% para o senador Armando Monteiro, do PTB, aliado da presidente Dilma Rousseff; em Minas, ex-ministro Fernando Pimentel, considerado o político mais próximo a ela, venceria em primeiro turno, superando o aecista Pimenta da Veiga, segundo pesquisa Veritá/247; resolver problemas caseiros é essencial para que ambos se tornem mais competitivos 
Por Marco Damiani, do 247 – O que está acontecendo nas eleições para governador de Minas Gerais e Pernambuco não fazia parte, definitivamente, dos planos dos presidenciáveis da oposição. Tanto Aécio Neves como Eduardo Campos basearam suas estratégias nacionais em vitórias confortáveis dos pré-candidatos que escolheram, a dedo, para concorrer em seus redutos eleitorais. As pesquisas feitas até agora, porém, indicam que o mais provável é que as disputa sejam bem mais acirradas.
Tanto o tucano Pimenta da Veiga, com base em Belo Horizonte, como o socialista Paulo Câmara, instalado em Recife, estão comendo poeira dos concorrentes aliados à presidente Dilma Rousseff. O senador Armando Monteiro, do PTB, apresentou 55% de intenções de voto em Pernambuco no último Vox Populi, enquanto o ex-ministro Fernando Pimentel, do PT, marcou 35,5% em Minas, de acordo com a pesquisa Veritá/247 (leia mais aqui). Ambos, de acordo com o levantamento, ganhariam em primeiro turno – Pimentel teria mais de 61% dos votos válidos.
 
Para antes da Copa do Mundo, quando se considera que poderá ocorrer uma pausa na campanha eleitoral, não poderia haver cenário mais delicado para Aécio e Campos em seus redutos. O senador mineiro ainda tem planos de abrir uma frente de cerca de 4 milhões de votos sobre Dilma no Estado que já governou por duas vezes. Mas o baixo desempenho de Pimenta da Veiga, que ainda enfrenta a acusação de ter recebido R$ 300 mil do publicitário Marcos Valério, está fazendo as vezes de uma pesada âncora para o presidenciável tucano.
 
Segundo a pesquisa Veritá/247, Aécio superaria Dilma na disputa presidencial em Minas e conta ainda com os números expressivos de votação do candidato a senador Antonio Anastasia. Mas ele perderia, por exemplo, se o candidato do PT fosse o ex-presidente Lula. Na disputa estadual, mesmo considerando o peso de seu apoio, Pimenta da Veiga ainda seria superado por Fernando Pimentel. 
 O quadro em Pernambuco
Em Pernambuco, o quadro é ainda mais delicado para a oposição. Antes de entrar em definitivo na corrida eleitoral, Campos dizia que desistiria da campanha se o candidato do PT viesse a ser o ex-presidente Lula. Com pesquisas próprias na mão, ele calculava que, mesmo em Pernambuco, Lula teria mais votos do ele próprio. Com o ex-presidente oficialmente fora do páreo, o que Campos não esperava era que seu pré-candidato Câmara tivesse um desempenho tão aquém das expectativas. Com o apoio de Dilma e Lula, o senador petebista Armando Monteiro vai fazendo uma campanha do tipo avassaladora, com o qual poderá ser um campeão de votos entre todos os concorrentes a governos estaduais.
Para o caso de haver um segundo turno na eleição presidencial, o atual favoritismo dos pré-candidatos governistas nos dois Estados dos presidenciáveis da oposição é bastante preocupante para Aécio e Campos. A se confirmar o favoritismo que vai se ampliando, segundo as pesquisas, ambos teriam pela frente dois novos governadores eleitos, em tudo interessados em derrotá-los diante de suas bases mais próximas.
Seria como se, justamente nos Estados em que se tornaram os chefes políticos mais poderosos dos últimos anos, Aécio e Campos ficassem, repentinamente, sem palanques fortes. Há apenas alguns meses, nem a presidente Dilma poderia imaginar um cenário tão surpreendente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”