Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Integração do S. Francisco: a água vem aí para 12 milhões de pessoas.

A presidenta Dilma vistou nesta terça-feira as obras da Integração do Rio São Francisco nos estados da Paraíba, Ceará e Pernambuco.

A obra levará água para 12 milhões de brasileiros que vivem no sertão mais seco do Nordeste. São 390 municípios que passarão a ter abastecimento de água durante o ano todo nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, além de gerar emprego e promover a inclusão social.

Valeu a pena teimar. Depois que as encrencas ambientais, arqueológicas, políticas, contratuais, de ajustes do projeto, exigências do TCU, do Ministério Público, etc... todas que apareceram foram resolvidas, as obras andam a todo vapor e água vem aí.

Alguns trechos já entrarão em operação neste ano, beneficiando parte da população. A obra completa estará totalmente pronta, de cabo a rabo, em 2015.

Além da projeto São Francisco em si, com investimentos de R$ 8 bilhões até o final das obras, tinha uma coisa que nem eu que sou aficcionado por este projeto estava sabendo. Para cada um real investido na transposição, tem mais 3 reais em outras obras estruturantes como a adutora de Piaus e de Bocaina, no Piauí, o Eixão das Águas e o Cinturão das águas no Ceará. No Rio Grande do Norte tem o ramal do Apodi e a adutora do Alto Oeste. Na Paraíba tem o canal das Vertentes Litorâneas. Em Pernambuco tem o ramal do Agreste e adutora do Agreste. Em Alagoas tem o canal do Sertão Alagoano. Na Bahia tem a adutora do Algodão e do Feijão. Estas são as principais, fora outras menores. No total, somando à integração do São Francisco, todas estas obras chegam a R$ 33 bilhões de reais, para tornar o sertão nordestino uma região próspera e produtiva.

Dilma visitou três trechos da obra da Integração do São Francisco e o que não faltou foram trabalhadores querendo tirar foto com a presidenta. Em São José de Piranhas, na Paraíba, visitou o Túnel Cuncas II, com 4 km de extensão, para passagem da água (tem um vídeo aqui que explica como são estes túneis).



Depois, na cidade de Jati, no Ceará, Dilma visitou a Barragem com o mesmo nome da cidade, acompanhada do governador Cid Gomes e do ex-ministro Ciro Gomes, que começou o projeto e as obras ainda no governo Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”