Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 21 de maio de 2014

JUÍZES PREVARICAM E CONTINUAM SOLTOS, IMPUNES

[Ministros do STF trabalhando. Parece que só a TV Globo e o banqueiro Daniel Dantas os fizeram acordar, para o grandioso showmício partidário da AP 470 e para hipersônicos habeas corpus]   

Crise no STF e no Judiciário

Por Percival Maricato, no "Jornal GGN"

"Há poucos dias, manifestamos neste espaço nossa preocupação não só com o mérito, mas também com o tempo que o presidente do STF perdeu no julgamento e agora perdia com detalhes da prisão de petistas, a ponto de confundir-se com um simples juiz da vara de execuções penais e o quanto isso era assustador, tendo em vista o acúmulo de processos que ocorre no órgão. 

Esses processos são sobre pessoas que pleiteiam liberdade ou devem ir para a prisão, indenizações, manutenção de pedaços de terras, valores que a previdência ou o governo devem a algum infeliz, muitos passando por necessidades e tantas outras questões relevantes, sem contar as de macro interesses, de cuja solução depende o próprio desenvolvimento econômico e social do país, o combate a corrupção, a sobrevivência de índios, defesa de homossexuais etc.

Estudo recente da FGV do RJ, ainda a ser publicado, sobre processos ajuizados entre 1998 e 2013, constatou números sobre o denunciado no artigo. Concluiu que o órgão leva, em média, cinco anos para julgar de forma definitiva as importantíssimas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADINS) e que algumas dessas ações ficaram mais de 20 anos esperando por decisão definitiva.

Também segundo a análise, o tempo médio até o trânsito em julgado é de cerca de um ano para habeas corpus [exceto no surpreendente caso da libertação do banqueiro Daniel Dantas, quando o Ministro Gilmar Mendes (acima à direita) concedeu dois habeas corpus na mesma madrugada] e de um ano e meio para mandados de segurança e reclamações, processos que deveriam ser julgados em um mês, pois os primeiros tratam da liberdade dos cidadãos, os segundos de direito líquidos e certos que não estão sendo observados e os demais, entre outras, de decisões que autoridades e tribunais deveriam estar cumprindo e não o fazem.

Houve um caso em que o STF levou 24 anos para decidir que não era competente para julgar o processo... Pelo meu escritório de advocacia, tenho eu mesmo um mandado de segurança já com quase dez anos de prateleira, uma ADIN (sobre tema relevante, inconstitucionalidade da lei [tucana] paulista de licitação) que já está há seis anos na espera, além da ADIN contra a primeira Lei Seca, que está a tanto tempo no gabinete do Ministro Luiz Fux que perdeu o objeto, pois outra lei já foi aprovada, e no moroso Poder Legislativo.

Isso tudo ocorre apesar de o Código de Processo Civil determinar que os tribunais devem preservar a duração razoável do processo, o que, aliás, é direito elementar da cidadania, dos contribuintes.

E o pior é que não é apenas o STF que anda mal. Todo o Poder Judiciário está em crise. A média de duração dos processos está em dez anos e crescendo. 

Nada acontece com juízes que prevaricam, que engavetam processos por anos, que trabalham bem menos que a média.[Continuam impunes e soltos, em regime aberto].

O que se espera é pois, que o presidente do STF se preocupe em mudar essa trágica realidade e deixe a execução de penas com os órgãos apropriados e as chaves da prisão com o carcereiro."

FONTE: escrito por Percival Maricato, no "Jornal GGN"  (http://jornalggn.com.br/noticia/crise-no-stf-e-no-judiciario-por-percival-maricato). [Título, imagem do google e trechos entre colchetes adicionados por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”