Escrito por “Navy Petty Officer 1st Class Chris Fahey –NATO”
“No esforço contínuo do Governo do Afeganistão de fazer o combate contrainsurgência de forma independente, uma nova ferramenta será acrescentada ao seu arsenal, projetada para permitir versatilidade, reconhecimento e uso de armas de precisão à Força Aérea Afegã, que está em crescimento.
Conforme anúncio de 30 de dezembro do ano passado, a USAF (Força Aérea dos EUA) aprovou contrato estimado em mais de 350 milhões de dólares, que fornecerá à Força Aérea Afegã, pelo menos, 20 aeronaves de apoio aéreo leve A-29 Super Tucano, mais dispositivos de treinamento no solo e todos os equipamentos de manutenção e apoio associados. As aeronaves estão programadas, originariamente, para chegar no segundo semestre de 2013.
De acordo com o general brigadeiro Tim Ray, comandante do “NATO Air Training Command-Afghanistan” (Comando de treinamento aéreo da Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN – no Afeganistão), o Tucano foi “feito sob medida” para a missão de contrainsurgência no Afeganistão, e provê plataforma custo-efetiva e fácil de manter, destinada a se somar às já capazes plataformas de treinamento e de transporte da Força Aérea Afegã.
“A plataforma LAS (Light Air Support – apoio aéreo leve) sinaliza um marco, indo além das aeronaves de transporte e de asas rotativas com as quais não estamos realmente indo atrás do inimigo”, disse Ray. O general brigadeiro completou: “O [Super] Tucano é a aeronave de melhor desempenho cinético e mais ofensiva que eles terão, e eu estou certo de que haverá grande impulso à moral das tropas de solo ao vê-lo voando sobre elas. É o tipo certo de plataforma para o terreno, para a luta e, mais importante, é fácil de manter.”
Construído para missões contrainsurgência, a plataforma de apoio aéreo leve – especificamente o [Super] Tucano – tem sido o cavalo de batalha na luta contra elementos antigoverno ao redor do mundo. Mais de 150 unidades ao redor do globo já acumularam, coletivamente, 130.000 horas de voo e mais de 18.000 horas de combate, sem nenhuma perda.
Há duas missões primárias para esse sucesso ser repetido no Afeganistão: a primeira é garantir que os custos com o apoio aéreo leve estejam dentro dos atuais e futuros orçamentos do Governo Afegão. Segundo Ray, “o LAS opera a uma fração do custo de outras plataformas de ataque. O motor da aeronave é incrivelmente confiável e muito simples. Temos os mesmos motores nos aviões Cessna 208 e é o mais confiável que eu conheço na indústria aeronáutica.”
A segunda é que os pilotos em treinamento e seus instrutores sejam capazes de voar a aeronave em cenários de combate. Segundo Ray, “os afegãos são bons aviadores. Quando se fala em capacidades básicas de manche e pedal e bravura, eles são mais do que adequados, e temos dois currículos sendo refinados para treinar os instrutores e para treinar os estudantes. Nós já temos alunos saindo das diferentes escolas de pilotagem e aprendendo o básico sobre voar aeronaves de asa fixa. A continuidade será, obviamente, um programa de treinamento de missão que lhes dê capacidade de empregar o LAS em combate.”
O acréscimo do LAS marca o complemento final para o inventário da Força Aérea Afegã, de mais de 100 variadas aeronaves, e é a preparação para futuro crescimento. O treinamento básico para a aeronave LAS será conduzido na Base Aérea de Shindand, e o treinamento de missão será feito numa outra localidade ainda a ser definida.
Ativada em 2009, a “NTM-A” é uma coligação de 37 países que contribuem para assistir o Governo da República Islâmica do Afeganistão em gerar uma Força Afegã de Segurança Nacional capaz e sustentável, pronta para tomar a responsabilidade pela segurança do país por volta de 2014.”
Complementação deste blog ‘democracia&política’:
Ver vídeo:
http://www.military.com/video/aircraft/military-aircraft/super-tucano-in-action/802461906001/
FONTE: escrito por Chris Fahey, 1st Class Navy Petty Officer, da NATO [OTAN]. Publicado em site da USAF (Força Aérea dos EUA). Tradução, adaptação e edição: revista “Poder Aéreo”. Transcrito no portal da FAB (http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?datan=17/01/2012&page=mostra_notimpol) [imagem do Google, vídeo e pequenos ajustes no texto adicionados por este blog ‘democracia&política’].
Nenhum comentário:
Postar um comentário
”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”