Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 21 de março de 2012

BB passa a disputar cliente do Minha Casa com a Caixa

Enquanto os bancos privados competem pela preferência dos clientes de alta renda no crédito imobiliário, o Banco do Brasil (BB) estreia este ano na oferta de financiamento habitacional para a baixa renda, tendo como carro-chefe o programa de governo Minha Casa Minha Vida, segmento até então explorado exclusivamente por outro banco estatal, a Caixa Econômica.

Dos atuais 56 milhões de clientes do BB, 53 milhões têm renda mensal inferior a R$ 5 mil - público-alvo para o qual o banco pretende oferecer financiamento imobiliário das faixas 2 e 3 do Minha Casa Minha Vida, destinado a pessoas que recebem, mensalmente, de 2 a 10 salários mínimos.

Em um evento promovido pelo Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP) neste mês, Gueitiro Matsuo Genso, diretor da recém criada área de crédito imobiliário do BB, chegou a comparar o financiamento habitacional para a baixa renda como o "pré-sal" da instituição. "Esses clientes não vão consumir outros produtos do banco num primeiro momento, mas, como a ideia é torná-los fiéis por décadas, vamos acompanhar o progresso financeiro deles", explica Genso.

Segundo o executivo, a estratégia passa pelo financiamento à construção para chegar ao tomador pessoa física. O BB pretende financiar, até 2014, 412 mil unidades no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida, sendo 228 mil para as faixas 2 e 3. Na faixa 1, para aqueles que ganham até 3 salários mínimos, os recursos são subsidiados pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).

O desempenho, porém, ainda está longe daquele exibido pela Caixa Econômica em 2011, ano em que financiou 457 mil unidades do Minha Casa Minha Vida.

O foco que o BB dará na baixa renda não significa que o banco irá descuidar dos clientes mais abonados, ressalta Genso.
 
Do Blog Os Amigos do Presidente Lula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”