Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Blogueiros cubanos realizam seu primeiro encontro.

Via Blogazo e tradução Síntese Cubana

Nos dias 27 e 28 de abril, foi realizado o 1º Encontro dos Blogueiros Cubanos na Revolução, com a participação de mais de 60 blogueiros, que representaram todas as províncias do país. O evento foi realizado na Universidade de Matanzas “Camilo Cienfuegos”.

Durante os dois dias, foram cumpridos os principais objetivos da reunião: compartilhar experiências sobre o uso de blogs na era da Web 2.0 e criar mecanismos horizontais de coordenação entre projetos de blogueiros no país.

Com um espírito de integração baseado sempre no respeito às diferenças e à individualidade de cada participante, conseguimos nos complementar sem cair em dogmas ou esquemas preconcebidos. Conseguimos assim um marco de socialização que nos permitiu sair da ambiguidade e do anonimato que propicia a internet e coordenar estratégias de trabalho que articulem nossos projetos ante os desafios que os blogueiros cubanos têm. Nossa maior força é nossa diversidade de pontos de vista e de interesses.

Assim, os participantes do encontro, caracterizado por sua diversidade e juventude – os blogueiros têm uma média de idade de 34 anos – consideram necessário declarar que:

1. Os blogueiros cubanos se identificam com a tradição de ideias revolucionárias, forjada na luta dos jovens como Mella, Villena, Guiteras e Che, dentre outros.

2. Os mecanismos de participação que temos vão nos ajudar – dentro de nossas individualidades, interesses e visão crítica – a defender e aperfeiçoar o socialismo cubano.

3. Respeitamos e promovemos o pensamento crítico, necessário e útil para preservar nossa condição de revolucionários, com a premissa de que não é possível ser revolucionário fora da Revolução.

4. Defendemos o respeito as diferenças e os diálogos francos: a verdade é sempre revolucionária.

5. Exigimos a libertação e retornar à terra natal dos 5 heróis cubanos presos injustamente nos cárceres norte-americanos. Comprometemo-nos a divulgar as notícias sobre o caso para propiciar que a verdade chegue a todos os povos do mundo, principalmente nos EUA. Cada um de nós poderia ser um dos Cinco, a luta por eles é a luta por nós mesmos.

6. Criamos um grupo para discussão e para unir os participantes do encontro e o restante dos blogueiros cubanos que não puderam comparecer. Assim, poderemos atingir um nível de integração e de coordenação para atuar de forma organizada. Os interessados em participar do grupo devem mandar e-mail para blogazoxcuba@gmail.com.

7. Criamos um blog participativo que reunirá em tempo real os conteúdos compartilhados por blogueiros cubanos na web. Seu endereço é blogazoxcuba.wordpress.com.

8. Apoiamos a realização sistemática de outros encontros de blogueiros cubanos e a utilização do twitter e  de outras redes sociais da Web 2.0.

9. Em sintonia com as reais possibilidades tecnológicas do país, compartilhamos a gradual incorporação de jovens e universitários na blogosfera cubana de forma verdadeira e natural.

10. Condenamos o bloqueio do governo dos EUA, que dificulta a conexão à internet e o acesso à info-comunicações de tecnologia na Ilha.

11. Solicitamos aos órgãos do Governo Central que reformulem as disposições atuais que limitam a conectividade e o acesso à web, a fim de aumentar a presença de cubanos no ciberespaço.

12. Ratificamos o conceito do ilustre pensador martiano cubano Cintio Vitier: Somos e seremos “um parlamento numa trincheira”.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”