Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Vale enquadrada, triplicará produção de potássio para fertilizantes



A presidenta Dilma esteve em Sergipe, na cidade de Rosário do Catete, para assinatura do contrato que permitirá a Vale triplicar sua produção de potássio, usado para fabricar fertilizantes.
 
A empresa já possui uma mina em operação por meio de contrato de arrendamento que foi renovado nesta segunda-feira com a Petrobras, em uma parceria considerada estratégica pelo governo brasileiro.
 
O empreendimento vai gerar 5,7 mil empregos em Sergipe. 
 
Hoje, o Brasil importa 90% do potássio e 70% dos fertilizantes que consome. A produção de fertilizantes foi privatizada no início dos anos 90 e ficou concentrada na mão de oligopólios, inclusive internacionais, e a "mão invisível do mercado" não acompanhou as necessidade de crescimento da produção agrícola brasileira. 
 
Em 2008, antes da crise do subprime no EUA, o mundo foi sacudido por um aumento internacional de preços nos alimentos e nos fertilizantes, que colocou em risco a segurança alimentar em outros países, e impactou os preços dos produtores nacionais e a inflação. No governo Lula houve mudança de orientação para desenvolver a produção nacional de fertilizantes. Esse é mais um passo dado nesta direção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”