Guerrilheiro Virtual

domingo, 6 de maio de 2012

Índios Waimiri-Atroari querem resgatar massacre durante a ditadura militar

 
Eles foram quase dizimados nos anos de regime ditatorial militar no Brasil. Entretanto, os 2000 índios Waimiri-Atroari desaparecidos entre 1972 e 1975 no estado do Amazonas não constam em números oficiais de mortes e sumiços do período. Mobilizaram-se contra a construção da BR-174, que liga Boa Vista a Manaus e que foi construída sobre as terras indígenas tradicionais sem consulta às comunidades originárias, e foram tachados de "guerrilheiros" e inimigos da ordem por documentos militares que circularam na época.

O caso do extermínio dos índios Waimiri-Atroari ainda permanece às escuras na história recente do Brasil e se assemelha com demais episódios de desrespeito aos diretos humanos que ainda precisam ser esclarecidos. Por isso, movimentos indígenas lutam para que sua história seja lembrada e exposta pela Comissão Nacional da Verdade, criada pelo Governo Federal ao final do ano passado para investigar crimes da ditadura.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”