Guerrilheiro Virtual

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Promotor de Habitação ameaça processar Kassab por barrar eleição de conselho

São Paulo – Em audiência da Comissão de Administração Pública da Câmara Municipal de São Paulo, ocorrida na última quarta-feira (9), o promotor Maurício Lopes, de Habitação e Urbanismo, do Ministério Público Estadual de São Paulo (MPE-SP), afirmou que processará o secretário municipal de habitação, Ricardo Pereira Leite, a comissão eleitoral e quem mais for responsável sobre a questão, caso as eleições do Conselho Municipal de Habitação não ocorram no prazo de 30 dias.

A secretaria descumpre, segundo o promotor, uma decisão judicial ao não realizar as eleições. “Isso é a deliberada intenção de enganar o cidadão, de trair o espírito do eleitor e o poder Judiciário. Isso viola o princípio de lealdade que se deve aos poderes e o de legalidade", disse.

Conforme o promotor, quando a decisão judicial favorece a prefeitura, ela é cumprida de imediato e quando não, as ações são proteladas. Na ocasião, a Comissão cobrou de Ricardo Pereira Leite, uma definição de nova data para as eleições do Conselho, paralisadas desde novembro de 2011.

O secretário comentou os cuidados que deverão ser tomados daqui para frente para garantir a manutenção do órgão que permite que o planejamento urbano da cidade tenha obrigatoriamente a participação popular – uma forma de barrar alguns projetos que podem beneficiar a alguns setores em detrimento da população em geral. "A questão está sub judice e deve ser conduzida com o advogado da prefeitura e não com o secretário, que não tem poderes e não pode passar por cima da Comissão eleitoral, porque a formação dela obedece ao critério legal, que temos que respeitar", afirmou Leite.

Sobre os encaminhamentos, uma nova audiência pública ocorrerá no dia 23 de maio. O objetivo será definir uma data da eleição do Conselho Municipal de Habitação.

Ouça reportagem da Rádio Brasil Atual sobre a audiência na Câmara dos Vereadores de São Paulo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”