Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Ibope e Datafolha mostram cenários diferentes em SP!

Por Marcos Doniseti!

Enquanto no Ibope, Russomanno subiu 4 p.p., no Datafolha ocorreu exatamente o contrário, com ele caindo 3 p.p.

Afinal, quem está certo  nessa história? O Ibope ou o Datafolha? 


O Ibope divulgou a sua mais recente pesquisa eleitoral para a prefeitura de São Paulo e que mostrou os seguintes resultados (entre parêntesis coloco o resultado da pesquisa anterior):


Russomanno 35% (31%);

Serra 19% (20%);

Haddad 15% (16%).


Tais resultados mostram que Russomanno voltou a crescer e que Serra e Haddad estão com tendência de queda.


O problema desta pesquisa Ibope é que ela entra em choque com o cenário que foi mostrado na mais recente pesquisa Datafolha, divulgada ontem, que deu os seguintes resultados:


Russomanno 32% (35%);

Serra 20% (21%);

Haddad 17% (16%).


Assim, enquanto o Ibope mostra Russomanno subindo 4 p.p., o Datafolha mostrou exatamente o contrário, ou seja, o candidato do PRB caindo 3 p.p.


Assim, um dos dois institutos errou na pesquisa. Afinal, a tendência de Russomanno é a de cair ou a de subir? Vá saber...


Também no caso de Haddad, os dois institutos apontam trajetórias conflitantes.


Enquanto Serra continua com tendência de queda nos dois institutos, Haddad tem uma tendência clara de subir no Datafolha e de queda no Ibope. 


Afinal, a tendência de Haddad é a de subir ou a de cair? Vá saber...


Uma pesquisa eleitoral mostra uma aproximação da realidade num determinado momento e elas podem ter algumas pequenas diferenças quando são realizadas na mesma época, como é o caso das pesquisas Datafolha (feita nos dias 10 e 11 desta semana) e Ibope (feita nos dias 10, 11 e 12 desta semana).


Mas elas devem, se foram feitas de maneira correta,  apontar as mesmas tendências. Se um candidato sobe em uma pesquisa feita por um instituto, deve ter a mesma tendência de crescimento numa pesquisa feita por outro instituto. 


Portanto, há um conflito claro nestas pesquisas Ibope e Datafolha que, principalmente, no caso de Russomanno apontam para tendências radicalmente distintas. 


Com a palavra, o Ibope e o Datafolha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”