Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Após perder no Recife, PT pode vencer em três capitais do NE e tomar São Paulo dos tucanos. É Lula bombando!

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
O PT saiu do primeiro turno comemorando um crescimento de 12% no número de prefeituras conquistadas em relação a 2008. Elegeu 624 prefeitos e recebeu 17,2 milhões de votos – contra 16,8 milhões em 2008.

Agora, a uma semana do segundo turno, o partido vive a expectativa de aumentar ainda mais o poderio em cidades de grande porte.

No Nordeste, onde perdeu a prefeitura do Recife, a legenda disputa, com chances de vencer, em Fortaleza (CE), João Pessoa (PSB) e Salvador (BA).

Soma-se a essa realidade promissora, a vitória praticamete certa de Fernando Haddad em São Paulo (SP).

Se os êxitos se concretizarem, o PT pode desacelerar ânimos de outros partidos aliados, como o PMDB; “meio-aliados”, como o PSB; e oponentes, como o PSDB. Aliás, no Ceará o embate com os socialistas é direto.

Todos os três têm projetos majoritários para 2012. Ou seja, colocam-se na fila da sucessão da presidente Dilma Rousseff.

Neste embalo, em que a popularidade do ex-presidente Lula segue em alta, o partido prepara agenda para o seu principal cabo eleitoral.

Lula subirá em dez palanques em apoio a candidatos petistas pelo país. Está previsto apenas um comício em São Paulo, onde Haddad abriu vantagem de 16 pontos sobre o concorrente do PSDB, José Serra, segundo o Ibope.

Até a próxima quinta-feira (25), Lula viaja 5,6 mil quilômetros e, além de São Paulo, percorre os três destinos do Nordeste na reta final da campanha.

A maratona começa nesta sexta-feira com dois comícios no ABC paulista, às 16h, em Santo André, com o petista Carlos Grana, e às 18h em Mauá, com o candidato Donizete Braga.

Neste sábado (20), Lula vai a Campinas em apoio ao petista Márcio Pochmann e, no retorno, discursa em apoio a Fernando Haddad, na capital.

A maratona prossegue no domingo (21), com comício de apoio ao candidato do PT em Diadema, Mário Reali, e na segunda-feira (22), no palanque de Sebastião Almeida (PT), em Guarulhos.

A viagem ao Nordeste começa na terça-feira (23), com o deslocamento a Fortaleza (CE), em apoio ao candidato Elmano de Freitas. No mesmo dia, Lula segue para João Pessoa (PB), na campanha de Luciano Cartaxo.

Na quarta-feira (24), o destino é Salvador (BA), para ajudar o petista Nelson Pelegrino. O último comício do ex-presidente está agendado para a quinta-feira (25)em Taubaté, no Vale do Paraíba, com Isaac do Carmo. Em São Paulo, Taubaté foi a única dessas cidades em que Lula não esteve no primeiro turno.

A presença do ex-presidente é reclamada também em Cuiabá (MT) e Vitória da Conquista (BA), onde o PT tem candidatos no segundo turno, e, ainda, em Jundiaí, cidade paulista na qual o partido apoia o aliado Pedro Bigardi, do PCdoB. Lula chegou a pedir à sua assessoria que incluísse as três cidades na agenda, mas não havia espaço.

Com informações da Agência Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”