Guerrilheiro Virtual

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Eduardo é Dilma. Kassab é Lula

Na relação entre o PT e o PSB, enfatizou Campos, não há um único problema criado pelo PSB. O PSB, porém, não quer ser tratado como adversário, com desconfiança.

O programa Entrevista Record Atualidade da RecordNews dessa segunda-feira entrevistou, ao vivo, o governador Eduardo Campos, de Pernambuco, presidente nacional do PSB, e, em São Paulo, o deputado federal Cândido Vacarezza, da direção nacional do PT.

Como sempre, Campos mostrou-se seguro, sereno – astuto.

Lembrou que, desde 1989, na primeira candidatura de Lula às Presidência, os socialistas têm uma tradição de companheirismo e lealdade ao PT.

Isso foi ainda no tempo do avô de Eduardo, Miguel Arraes.

Hoje, Campos sugere “deseleitorizar” o país, botar os pés no chão e ajudar a presidenta Dilma a enfrentar a séria crise econômica internacional e suas repercussões no Brasil.

Apesar disso, ele não está pessimista e cita o exemplo de Pernambuco que, este ano, deve crescer 4%, de novo acima do PIB nacional.

Se em Recife, Fortaleza, Belo Horizonte e Campinas – entre as grandes cidades – o PSB se confrontou diretamente com o PT, Campos lembra que as alianças entre o PSB e o PT em 2012 foram maiores do que as divergências.

Nesse ponto, Vacarezza disse que, no diretório nacional do PT, vai propor que o PT não faça oposição às prefeituras do PSB.

E que, na Câmara, enquanto foi líder do Governo, o PSB sempre foi fiel à Presidenta Dilma.

Campos lembrou que, quando foi candidato, em 2006, ao governo de Pernambuco, disputou com Humberto Costa, do PT e Mendonça Filho, do DEM e os três, depois, apoiaram a candidatura Lula.

Lembrou ainda que, em 2010, quando o PSB tinha um candidato a Presidente com dois dígitos nas pesquisas nacionais, Ciro Gomes, depois de uma aberta e renhida negociação interna, o PSB optou por desistir da candidatura em beneficio de Dilma Rousseff.

Ontem mesmo, segunda-feira, Dilma telefonou a Campos para dar parabéns pelas vitórias.

O PSB foi o partido que mais cresceu no número de prefeituras de grandes cidades do país e, hoje, controla 12% das cidades entre 200 mil e um milhão de habitantes; e 20% das cidades com mais de um milhão de habitantes.

E sobre 2014 ?

Onde estará Eduardo Campos ?

Os gestos valem mais que as palavras, disse ele.

Na relação entre o PT e o PSB, enfatizou, não há um único problema criado pelo PSB.

O PSB, porém, não quer ser tratado como adversário, com desconfiança.

E que está ao lado da Presidenta Dilma para cuidar da pauta do país.

Vacarezza disse que 2012 foi a maior vitória do PT no estado de São Paulo, em todos os tempos.

E a maior derrota do PSDB.

Das sete maiores cidades do Estado, o PT ganhou em seis.

Só perdeu em Diadema.

E ganhou num reduto tucano de 16 anos: São José dos Campos.

Sobre 2014, Vacarezza acredita que a estratégia e o nome a Governador devem sair de uma ampla discussão com os partidos que fazem parte da base do PT em São Paulo, entre eles o PSB.

E provavelmente o PSD de Gilberto Kassab também.

Vacarezza conta com a adesão do partido de Kassab a Haddad e à Presidenta Dilma.

(Agora que Kassab se livrou de Cerra – PHA)

E sobre o fato de Haddad ter feito a campanha, em boa parte, a criticar a pessimamente avaliada administração Kassab ?

Uma coisa é uma coisa, outra coisa coisa é outra coisa, deu Vacarezza a entender.

Paulo Henrique Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”