Guerrilheiro Virtual

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Nos jornais do mundo, só dá Lula e Haddad

Os jornais estrangeiros chamaram a atenção ontem para a vitória de Fernando Haddad na maior cidade do Brasil. Nas publicações do exterior, a volta do PT ao poder em um "tradicional reduto tucano" foi viabilizada pelo apoio do ex-presidente Lula. O jornal espanhol "El País", diz que  a derrota de José Serra significa que "as peças se moveram e começa agora um novo jogo político", com Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) como protagonistas.
Nos EUA, o "New York Times" e o "Washington Post" replicaram um boletim da agência Associated Press (AP). Segundo o texto da AP, "o candidato  do PT Fernando Haddad venceu facilmente a disputa pela prefeitura da maior cidade da América Latina". O jornal lembra que Haddad entrou na disputa com índices baixíssimos nas pesquisas, mas "conseguiu o cargo às custas de uma forte campanha do popular ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff".
No "El País", o correspondente Juan Arias disse que, em São Paulo, apostou  em um candidato que começou a eleição com apenas 3% das intenções de voto. O jornal considerou que foi vitoriosa a estratégia de Lula de apresentar o jovem Haddad como símbolo de renovação, diante de José Serra, "com 70 anos e no final de sua carreira política".
"Clarín" mostra derrota de Serra
Para o argentino "Clarín", o que sobressai no resultado em São Paulo não é a vitória de Haddad, e sim "a devastadora derrota de José Serra".
O francês "Le Monde" fez paralelo da eleição do Brasil com as eleições municipais no Chile, também realizadas no domingo. O jornal diz que, os dois eventos confirmam crescimento de partidos de centro-esquerda nos dois países.
A  agência de notícias AFP afirmou que "vários analistas previam que Haddad seria derrotado por causa da repercussão do mensalão", mas que o mensalão "não fez barulho nas eleições".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”